Temas de Capa

Anfitriões pela primeira vez

 

O Canadá será um dos anfitriões do Campeonato do Mundo da FIFA em 2026. Algo que ficará registado na sua história por ser a primeira vez que tal vai acontecer. O país já organizou uma FIFA Women’s World Cup em 2015, o que serviu para mostrar ao mundo as suas credenciais para acolher eventos desportivos de grande dimensão, alta qualidade e prestígio.

Como sabemos, o Canadá já se qualificou para duas finais do Campeonato do Mundo na sua história: em 1986, quando o torneio foi organizado pelo México e, mais recentemente, no Qatar 2022. A terceira presença num Campeonato do Mundo (o de 2026) está já garantida, dada a sua qualidade de coanfitrião do evento.
A negociação desta presença canadiana e mais concretamente de Toronto na organização do FIFA Word Cup 26, contou com John Tory na sua qualidade, à época, de Mayor da cidade.

Olivia Chow, a mulher que comanda os destinos de Toronto desde 2023, mostra-se particularmente empenhada e até diria entusiasmada, em levar a bom porto esta empreitada que herdou – “Não há nada mais mágico do que Toronto durante o Campeonato do Mundo. Imagine. A cidade viva e animada. Longas noites de verão. As ruas cheias de adeptos. Os pátios só têm lugares de pé. Ouvem-se os aplausos em todos os cantos da cidade. Centenas de adeptos a gritar golo! Os nossos bairros e ruas principais estão a transbordar de adeptos. O Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA chegará a Toronto em 2026. A realização destes jogos reunirá os nossos diversos bairros, beneficiará a nossa economia local e divertirá os adeptos de futebol, jovens e idosos. Toronto é verdadeiramente o mundo numa cidade. Os jogos mostram-nos no palco mundial. O rugido da multidão será o rugido de Toronto. Mal posso esperar.”.

Relativamente a outras questões mais práticas e que se relacionam com a preparação de toda a logística e concretização de todos os projetos para que tudo isto se torne viável, quem nos respondeu foi o Departamento de Media da Câmara Municipal de Toronto. Talvez por isso tenhamos tido respostas que têm tanto de cautela, como de um otimismo que até poderá ser encarado, por muitos, como excessivo.

Milénio Stadium: O custo de acolher um dos maiores torneios desportivos do mundo (Campeonato do Mundo da FIFA) em Toronto está agora projetado em cerca de 80 milhões de dólares a mais do que inicialmente previsto (um total de 380 milhões de dólares). O esforço financeiro exigido por um evento desta natureza terá vantagens para uma cidade como Toronto, que tem problemas financeiros em todos os orçamentos anuais?
Prevê-se que a organização do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA 2026 (FWC26) em Toronto traga benefícios económicos e culturais significativos, sobretudo nos sectores do turismo, da hotelaria e do entretenimento. Com base numa avaliação de outubro de 2023 e partindo do princípio de que Toronto acolherá cinco jogos, prevê-se que o evento receba mais de 300 000 visitantes de fora da cidade, gere uma atividade económica líquida total de $392 milhões de PIB para a cidade de Toronto e receitas fiscais de $118,9 milhões na região de Toronto. Além disso, prevê-se que contribua com 456 milhões de dólares para o PIB de Ontário, com receitas fiscais que totalizam 138,9 milhões de dólares na província.

MS: Como é que a cidade se está a preparar para receber muitos milhares de visitantes em apenas alguns dias sabendo que o trânsito na cidade de Toronto é conhecido por ser particularmente caótico? E ainda, relativamente às questões de segurança, o que está a ser preparado para garantir a segurança de todos?
Tal como acontece com qualquer grande evento, a cidade está a trabalhar com os seus parceiros para equilibrar os custos e os benefícios, assegurando simultaneamente que qualquer investimento público na organização do Campeonato do Mundo da FIFA em Toronto produza legados significativos para os torontonianos. O Secretariado do FWC26 Toronto está a trabalhar com especialistas internos e externos para planear e cumprir os requisitos de acolhimento deste grande evento mundial. Estão em curso projetos para um plano robusto de transportes e mobilidade, bem como um plano pormenorizado de segurança e proteção. Os preparativos centram-se na criação de uma experiência acolhedora, divertida, segura e positiva tanto para os visitantes como para os residentes de Toronto.

MS: O BMO Field terá de ser adaptado às exigências da FIFA para a realização de jogos desta natureza. Quando começarão as obras e de que forma afetarão a vida quotidiana da cidade?
Em preparação para receber o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA em 2026, o Estádio de Toronto (BMO) será objeto de uma série de renovações e de uma expansão temporária que terão início no outono de 2024. O projeto inclui a adição temporária de aproximadamente 17.500 assentos, estúdios temporários de apresentação de transmissões, atualizações de acessibilidade e melhorias tecnológicas. A cidade está totalmente empenhada em garantir o êxito deste projeto e em maximizar os seus benefícios para todos os torontonianos.
MS: Como é que o trabalho de manutenção recentemente anunciado na Gardiner Expressway (que está programado para durar 3 anos) se enquadra no aumento do tráfego de veículos esperado?
Durante o Campeonato do Mundo da FIFA em 2026, de maio até ao final de julho, a Expressway irá funcionar em plena capacidade, sem restrições de faixa, para acomodar o aumento de tráfego esperado.
MB/MS


“Eventos como os que são proporcionados pela FIFA são uma oportunidade para promover o Ontário como um destino líder mundial para eventos desportivos e de entretenimento de grande sucesso e geram um impulso económico substancial. O Governo do Ontário está a investir até $97 milhões em fundos e serviços provinciais para apoiar a realização do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA, em Toronto.

A decisão de efetuar este investimento único foi tomada após o exercício da devida diligência e na sequência de uma análise e ponderação cuidadosas. Todos nós vimos o anterior governo liberal gastar de forma imprudente e sem prestar contas. Pagaram um bónus de 7 milhões de dólares aos organizadores dos Jogos Pan-Americanos, que ultrapassaram o orçamento em 342 milhões de dólares. Nós adotamos uma abordagem mais responsável com os dólares dos contribuintes.

O nosso compromisso total não excederá os $97 milhões. Além disso, não garantiremos qualquer financiamento deficitário para este evento, nem qualquer financiamento fornecido pela província poderá ser utilizado para esse fim. O nosso apoio está sujeito aos acordos atualmente em negociação e ao compromisso do governo federal.
Esta não foi uma decisão que tomámos de ânimo leve. Foi tomada após o exercício da devida diligência e na sequência de uma análise e consideração cuidadosas. Os fundos fornecidos pelo Ontário devem ser orientados para as prioridades provinciais, tais como a construção de infraestruturas públicas duradouras e de projetos de legado que perdurem muito depois do fim dos jogos. Espera-se que isto inclua investimentos para melhorar os campos desportivos e as instalações do Centennial Park para treino, entre outros projetos.”

Departamento de media do: Ministério do Turismo, Cultura e Desporto – Governo Provincial de Ontário

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER