Temas de CapaBlog

A 6.914 kms da memória

woman-traveling-in-lisbon-portugal-2022-02-03-17-19-14-utc - Milenio stadium

 

Olá, muito bom dia!
Como tem passado? Mais uma semana de luta e vitórias certo? Pois, porque nem só de trabalho vive o homem e nem a mulher. Mas pronto vamos lidando.

Esta semana escrevemos sobre a visita oficial do Dr. Marcelo Rebelo de Sousa ao Canadá enquanto Presidente da República portuguesa.

Afinal, o que é que isso realmente significa e que que nos traz?

Um marco oficial dos 70 anos da primeira imigração para este país. Uma visita que não deveria carecer de uma data especial para acontecer, mas assim dita o protocolo.

Uma visita que, ao fim e ao cabo, vem saciar a curiosidade de alguns e a muita pouca vontade de tantos outros.
Hoje escrevo um pouco dividida. Talvez por estar a par de muitas coisas que o cidadão comum nem se apercebe. E como poderia?

Enquanto cidadã destes dois países fantásticos fico perplexa com a falta de visibilidade que temos, vivendo a estes kms todos longe da pátria Mãe – 6.914 mais concretamente.

Quantas vezes recebemos nós a visita do Presidente da República? Já lá vão uns aninhos. Enviamos tantas receitas para “casa” que merecíamos um pouco mais de respeito. De mais carinho. Somos representados por cônsules, adidos sociais disto ou daquilo, por embaixadores (que, na sua maioria, também nem a cara mostram). Títulos… ai os benditos títulos. Há exceções como em tudo na vida, mas tão poucas que quase não carecem de ser mencionadas. É como se não se quisessem “misturar” com quem os alimenta. Errado. Saímos do nosso país porque o próprio não tinha condições de nos manter. Não porque assim o quiséssemos.

Estamos noutro “planeta”, embora eu adore Portugal por tantas e tantas outras coisas, mas abomino a burocracia e a falta de sensibilidade de Governo após Governo. Chegam, são recebidos com pompa e circunstância e quando “voltam as costas” já nem se lembram do nome da cidade. Vão cansados de tanto fazer e o que é que resolvem? Pois, isso mesmo. É o que é e vale o que vale.

Com todo o respeito que me merecem, respeitem também quem vos apoia e vos dá “palco” para as vossas encenações partidárias.

Boa visita e bom regresso ah, e não se esqueçam que, deste lado do mundo, existem almas portuguesas saudosas da pátria, que deixaram atrás há várias décadas.

Gostava de saudar o Board da Magellan pelo início desta obra fantástica que vai com certeza enaltecer a nossa comunidade.

Fiquem bem e até já,

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER