OMS organiza no Porto simpósio sobre tecnologias de saúde
A Direção Executiva do SNS, em articulação com a Organização Mundial de Saúde (OMS), vai organizar, no Porto, a 5 e 6 de setembro, um simpósio dedicado às tecnologias de saúde. O evento decorre no âmbito de um esforço de cooperação entre a OMS e o Estado Português.
O enfoque do evento “O futuro dos Sistemas Digitais de Saúde na Europa”, “um dos mais relevantes a nível internacional”, será as tecnologias aplicadas à saúde. Serão discutidos assuntos emergentes e com possível impacto na atual conjuntura dos sistemas de saúde europeus, como os avanços tecnológicos no campo da inteligência artificial.
De acordo com informação divulgada esta sexta-feira pela Direção Executiva do SNS, estarão presentes no simpósio “centenas” de representantes governamentais, académicos, profissionais de saúde, organizações e “outros parceiros” de todos os Estados-membros da OMS, a propósito do Plano de Ação Regional de Saúde Digital para a Europa 2023-2030.
A Direção Executiva do SNS assegura que está empenhada em explorar o potencial das tecnologias de saúde, “incluindo a robótica”, de forma a garantir uma maior eficácia, segurança e qualidade dos serviços de saúde para os cidadãos.
Este evento surgiu após meses de negociações e representa “um esforço de consolidação” da presença da OMS em Portugal. O Ministério da Saúde prevê também a criação de um escritório da OMS no edifício da Direção Executiva do SNS (Porto) até ao final do ano.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários