Portugal

Mariana Mortágua vai avançar para a liderança do BE

Lisboa, 26/04/2019 – Mariana Mortágua – Espelho Meu.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

 

Mariana Mortágua deverá apresentar-se como candidata à liderança do Bloco de Esquerda nos próximos dias. O nome da deputada reunirá consenso interno depois de Catarina Martins ter anunciado, esta terça-feira, que pretende deixar de ser coordenadora do partido.

O nome da bloquista, que integra o núcleo duro da atual direção, foi apontado por vários órgãos de comunicação social.

A saída de Catarina Martins mereceu o comentário do presidente da República, que elogiou a disponibilidade de trabalho conjunto nos últimos anos.

Pedro Filipe Soares afasta candidatura

Por sua vez, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, considerou que o partido tem “uma maturidade inequívoca” e por isso “não ficará órfão de qualquer liderança”, afastando a possibilidade de se apresentar como candidato a sucessor de Catarina Martins.

Em declarações à agência Lusa depois de Catarina Martins ter anunciado que vai deixar a liderança do BE na convenção nacional de maio, Pedro Filipe Soares deixou um agradecimento à ainda líder “por todo o período em que esteve na coordenação e pelas capacidades que demonstrou ao longo desse período, quer internas quer externas, e pelas mudanças que ajudou a construir no país”.

“O Bloco de Esquerda tem neste momento uma maturidade que é inequívoca e por isso não ficará neste momento órfão de qualquer liderança, tem uma linha política que está em discussão para a próxima convenção, tem a capacidade de garantir que ao longo dos próximos tempos fará a diferença na esquerda portuguesa, na vida das pessoas e isso é uma certeza absoluta”, assegurou.

Questionado sobre a possibilidade de se apresentar como candidato à liderança do partido – em 2014 disputou uma convenção muito dividida -, Pedro Filipe Soares garantiu que não e que essa hipótese está completamente afastada.

“O Bloco de Esquerda é um partido plural. Tem nessa pluralidade uma riqueza que se fortalece no debate e depois também se mostra na sua força da expressão pública com uma política que tem respondido a muitas das dificuldades da vida das pessoas”, defendeu.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER