Augusto Bandeira

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas Celebra-se por todo mundo, onde há Portugueses!

 

portugal - milenio stadium

E onde é que não há um português? Somos um país pequeno, mas com pessoas em todos os cantos, segundo estudos feitos, continua a viver fora de Portugal cerca de 22% da população, isto é comparado com a população residente, somos o país da União Europeia com mais nacionais emigrados. Isto pode ser bom ou mau, depende como cada um faz a sua interpretação. 
Ao mesmo tempo, somos o 27º país do mundo com mais emigrantes, ou o nosso país não dá as condições que a população deseja ter e, numa situação dessas, as pessoas são obrigadas a sair, ou então a população cresce muito para o tamanho do país e ao passar a adultos, os cidadãos são mesmo obrigados a ir à procura de melhor qualidade e, quando assim é, são poucos os que procuram o regresso. Uma das piores coisas para qualquer emigrante foi fazer a mala a primeira vez, depois nada lhe agrada lá e, na maioria, nem cá.
As pessoas devem envolver-se no voluntariado, devem ajudar na divulgação da nossa cultura regional, entre outras coisas, a comunidade portuguesa ainda se fecha muito e quando toca a ajudar, na divulgação da nossa cultura poucos são os que disponibilizam tempo para esse fim. Mas devemos de o fazer. Por exemplo, este fim de semana celebra-se o Dia de Portugal e das Comunidades, vai haver muitas atividades para todos os gostos, para se celebrar o Dia de Portugal, vai haver espetáculos com artistas locais sem esquecer a variedade de folclore que temos por cá. Ainda bem que este ano é diferente, não faz falta exagerar em espetáculos, os bons espetáculos pagam-se para ver e na minha opinião não devem ser em celebrações como o Dia de Portugal, este dia é para todos, quando se decide trazer algo acima da média, devem de ser a pagar e que os lucros revertam para casos específicos. Mas sempre para o melhoramento e enriquecimento da nossa comunidade. Sempre defendi que se deve dar um passo do tamanho da perna, os espetáculos acima da média há que se pagar.
Vamos deixar este assunto e continuar com o fim de semana… não nos podemos esquecer que as comunidades portuguesas no mundo são um dos mais importantes ativos nas celebrações do Dia de Portugal, além disso somos os maiores divulgadores do nosso país. Nós emigrantes somos os que abrimos a porta de entrada de Portugal no mundo. A forma como mostramos as nossas raízes faz com que outras nacionalidades se interessem por visitar Portugal.
É por isso mesmo que neste fim de semana devem sair de casa e visitar a Dundas, ir ver a Parada no sábado (10), entre outros espetáculos que vão decorrer durante sexta(9), sábado (10) e domingo (11), e tragam os vizinhos, amigos e os amigos dos vossos amigos. O Dia de Portugal somos todos nós, a organização somos todos nós, sem pessoas não se fazem festas. É por isso mesmo que o fim de semana é para todos os que gostam de ver e celebrar Portugal.
A história das comunidades portuguesas é muito rica e variada. Estas celebrações que se organizam por todo mundo, devemos de agradecer a Luís Vaz de Camões, um poeta do século XVI que é considerado uma das maiores figuras da literatura, autor de uma das obras mais conhecidas e que ficou na História – os Lusíadas.
Somos todos Semana de Portugal! Vamos todos festejar!
Termino com parte de um dos poemas de Luís Vaz de Camões, como mudar é saudável aqui fica:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER