Adriana MarquesSaúde & Bem-estar

Movimentar o corpo para aquietar a mente

 

Acredito que todos nós já ouvimos falar dos benefícios da atividade física para a saúde, mas eu posso dizer por experiência própria, que esses benefícios vão muito além do que podemos imaginar.

Há alguns anos, eu consegui identificar que há períodos da minha vida que me sinto muito pra baixo e desde que eu passei pelo processo da imigração, parece que essa sensação se intensificou. Eu já abordei aqui sobre os desafios de ser uma imigrante. Não é uma situação fácil e muita gente pensa que sair do seu país, será uma maravilha. Não é! É diariamente se provar em todas as frentes e isso consome nosso físico, mental e para aqueles que acreditam, quiçá, a alma. E desde o ano passado, esse peso ficou ainda mais forte. Foi um momento muito difícil em minha vida e minha saúde mental realmente estava abalada. Eu me sentia constantemente cansada, sem energia e sem motivação para fazer nada. Foi então que, primeiramente decidi buscar ajuda psicológica, isso é muito importante! Mas algo que também foi fundamental para me ajudar a sair dessa obscuridade foi a atividade física e uma alimentação balanceada. Com a ajuda de profissionais, eu consegui me organizar e colocar o novo projeto de vida em prática.

 

Ilustração: Adriana Marques

 

No começo, não foi fácil. Eu estava fora de forma e me sentia um pouco deslocada nas academias. Mas com o tempo, fui me acostumando e comecei a sentir a diferença em meu corpo e mente.

A cada treino, sentia-me mais forte e confiante. O cansaço e a falta de energia foram diminuindo e minha mente ficava mais clara e tranquila. Além disso, comecei a fazer novas amizades na academia e a me sentir parte de uma comunidade de pessoas que também buscavam cuidar da sua saúde.

Hoje, a atividade física faz parte da minha vida e posso dizer com toda certeza, que ela foi fundamental para a minha recuperação mental e física. Além de me ajudar a controlar o estresse e a ansiedade, a prática de exercícios físicos me dá uma sensação de realização e motivação que me acompanha durante todo o dia. Eu digo que praticar exercícios físicos é a minha “escovação de dente” diária, ou seja, algo totalmente necessário.

É importante frisar, que não posso ser hipócrita a ponto de dizer que não consigo enxergar e ficar feliz com a estética que meu corpo vem se transformando. Então, de quebra, a autoestima também é um fator que impacta positivamente na nossa mente. Pode apostar! Mas é bom que fique claro, a estética é uma consequência e não ponto fundamental para que a gente tenha motivação e constância suficiente de realizar diariamente uma atividade física.

Claro que cada pessoa tem sua própria história e seus próprios desafios, mas posso afirmar que praticar exercícios físicos, pode ser um grande aliado para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada. Não importa se você prefere caminhar, correr, dançar ou praticar qualquer outro tipo de esporte, o importante é encontrar uma atividade que te faça feliz e que te ajude a cuidar do seu corpo e mente.

Então, se você está passando por um momento difícil em sua vida ou simplesmente quer cuidar melhor da sua saúde, que tal dar uma chance para a movimentação do seu corpo? Quem sabe isso não pode mudar a sua vida tanto quanto mudou a minha.

Adriana Marques/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER