Construtores podem ter de cancelar novos projetos por causa do aumento dos materiais e da mão-de-obra
Os construtores podem ter de cancelar a construção de 5.000 novos apartamentos em condomínios em Toronto devido ao aumento dos custos com materiais e mão-de-obra.
O alerta é da Urbanation, uma empresa de pesquisa imobiliária. Os custos da construção dispararam 20% ao longo do último ano por causa de falhas na cadeia de abastecimento e da guerra na Ucrânia, mas agora estão a aumentar ainda mais rapidamente.
O problema pode fazer com que alguns projectos já não sejam economicamente viáveis. Outro dos problemas, alerta o presidente da Urbanation, é o aumento de custos com a mão-de-obra numa altura em que a taxa de desemprego está num dos valores mais baixos de sempre.
O preço do imobiliário já começou a arrefecer desde que o Banco do Canadá aumentou as taxas de juro. Actualmente estão a ser construídas 87.000 unidades em Toronto e mais 33.000 estão em fase de pré-construção. Ao abrigo da lei de Ontário os compradores têm direito a que os seus depósitos sejam devolvidos, mas a Urbanation avisa que o tempo de espera entre o pagamento do depósito e a sua respetiva devolução pode demorar anos.
Dados recentes do Conselho Imobiliário da Região de Toronto sugerem que os preços das casas caíram nos últimos 3 meses.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários