GTA

Toronto Black Film Festival 2024

 

O Toronto Black Film Festival (TBFF, na sigla em inglês) é um festival anual de cinema em Toronto, realizado em fevereiro de cada ano, como parte do Mês da História Negra. O festival é dedicado a dar a vozes únicas no cinema e a oportunidade de apresentar ao público novas maneiras de olhar o mundo, atraindo milhares de pessoas por ano.

TBFF, é a maior celebração do Mês da História Negra no Canadá por meio de filmes e outros programas públicos envolventes. Na sua 12ª edição, teve na programação mais de 80 filmes de 20 países, com várias curtas e longas-metragens em exibição, incluindo Alemanha, Austrália, África do Sul, Cabo Verde, Canadá, EUA, Espanha, Finlândia, França, Gana, Jamaica, Portugal, Ruanda, Reino Unido, Suíça, Sudão e muito mais.

“Estamos na 12ª edição em Toronto, uma incrível jornada que tem trazido um pouco do mundo até Toronto. Aproveitamos para agradecer a todos que têm contribuído para que esta caminhada se torne possível todos os anos sem esquecer o mundo lusófono que também tem participado da nossa linda história. Disse Joyce Fuerza, Diretora Executiva e Coordenadora de Programação do festival.

 

 

A noite de abertura do Festival aconteceu na quarta-feira, 14 de fevereiro, no Isabel Bader Theatre, com o Goodbye Julia. A seleção do Sudão para o 96º Óscar, Goodbye Julia conta a história de um divórcio iminente, que ressoa com eventos políticos maiores que levaram à independência do Sudão do Sul. Este é um evento dinâmico, refrescante e audacioso, cuja ambição é incentivar o desenvolvimento da indústria cinematográfica independente e promover mais filmes sobre a realidade dos negros de todo o mundo. Ano após ano, através da sua programação ousada e diversificada, o festival tem sido um catalisador e uma plataforma necessária para artistas negros, que de outra forma permaneceriam invisíveis. Este movimento permite que membros de outras comunidades se reúnam para aprender e compreenderem-se melhor uns aos outros.

O Toronto Black Film Festival foi criado por Fabienne Colas, através da Fundação Fabienne Colas que também criou os seguintes festivais: Montreal International Black Film Festival, Halifax Black Film Festival, Ottawa Black Film Festival, Calgary Black Film Festival, Vancouver Black Film Festival, Salvador Black Film Festival, Quebec Film Festival in Haiti, entre outros.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER