GTA

Black History Month Celebrating at Queens Park

 

Durante todo o mês de fevereiro, pessoas em todo o Canadá participam de eventos e festividades do Mês da História Negra (Black History Month,em inglês) que homenageiam o legado dos negros no Canadá e suas comunidades.

Assembleia Legislativa de Ontário em colaboração de vários sindicatos como: International Union of Painters and Allied Trades, United Brotherhood of Carpenters & Joiners of America e The Plumbers & Pipefitters Union, organizaram o Black History Month Celebrating at Queens Park. A celebração incluiu a presença da Sua Alteza Real, o Rei Nana Yaw Osam l, (Mawerehene) do Reino Enyan Denkyira na região central da República do Gana, exposições históricas, arte, apresentações ao vivo e a boa culinária do Caribe e do continente africano.
A entrada e apresentação do Rei transformou-se no momento mais alto da noite. Seguindo o protocolo real, foi possível conversar, mesmo que por pouco tempo, com o rei o que, para mim, foi uma experiência formidável e emocionante. Afinal, não é todos os dias que estamos perante uma figura tão eminente.

 

 

Durante os festejos, ouvimos dos presentes a importância em fazer parte desta celebração vibrante e significativa. Chris Campbell, o vice-presidente dos Carpenters Union Local 27 Toronto e diretor da Equidade, Diversidade e Inclusão dos Carpenters’ District Council of Ontario, reforçou a importância do evento “Foi um prazer celebrar com os diferentes representantes políticos, colegas, amigos e outras entidades na Assembleia Legislativa de Ontário. A presença do Premier da província, Doug Ford, mostrou a importância do evento”. Chris Campbell terminou desejando uma feliz celebração a todos, lembrando que a História e Herança dos negros canadianos deve ser celebrada não só no mês de fevereiro”.

A deputada provincial e líder do Novo Partido Democrático, (NDP, na sigla em inglês), Marit Stiles, também deixou a sua mensagem “Esta é uma oportunidade para continuarmos a celebrar o mês dedicado as muitas conquistas e contribuições dos negros canadianos e de suas comunidades que, ao longo da história, fizeram muito para tornar o Canadá um país culturalmente diversificado e próspero”. “É uma honra poder celebrar a excelência negra no Canadá. Vamos continuar a amplificar as vozes negras, e juntos trabalharmos para uma sociedade mais inclusiva e equitativa” disse Mike Schreiner, deputado e líder do Partido Verde, (Ontario Green Party, em inglês)

Mike Yorke, um dos muitos convidados reafirmou a relevância deste momento: “É importante reconhecermos e celebrarmos a comunidade negra. Estou super satisfeito e orgulhoso pelo trabalho dos sindicatos e todos que tornaram este evento possível”.

O tema de 2024 do Mês da História Negra é: “Excelência Negra: Uma Herança para Celebrar; um futuro a construir”. Este tema celebra as ricas contribuições e realizações passadas e presentes dos negros no Canadá, ao mesmo tempo que aspira a abraçar novas oportunidades para o futuro onde a diversidade e a inclusão prosperem.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER