Comunidade

“Educação é o passaporte para o futuro”

Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos entrega 45 bolsas de estudo

Num ano atípico, a Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP) entregou 45 bolsas de estudo. A cerimónia realizou-se no passado domingo (13 de junho), de forma virtual, e neste ano contou com participação de um antigo bolsista como orador convidado, Daniel Almeida, estudante de doutoramento do Programa de Neurociência da McGill University em Montreal, Quebec.

O jovem pediu aos bolseiros para “sonharem grande” porque a “educação é o passaporte para o futuro”. Na sua apresentação Almeida recordou que sempre que surgirem obstáculos na vida destes jovens, devem lembrar-se que pertencem a uma “comunidade muito interconectada”. As bolsas foram entregues a luso-canadianos que querem continuar os seus estudos pós-secundários e foram patrocinadas por empresários de origem ou descendência portuguesa, num investimento total de quase $70.000.

Esta foi a 38.ª gala em que a FPCBP entregou bolsas de estudo e o evento contou com o alto patrocínio do MDC Media Group, que detém o jornal Milénio Stadium, propriedade do Comendador Manuel DaCosta. O empresário disse estar orgulhoso por ajudar a promover um evento desta natureza que ajuda as gerações mais novas a expandirem os seus conhecimentos e a construírem um país melhor. DaCosta deixou também palavras de agradecimento a todos os empresários que patrocinaram bolsas e que contribuem para o sucesso da comunidade luso-canadiana.

 

MILENIO STADIUM - FPCBP - educação - bolsas - futuro - Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos entrega 45 bolsas de estudo
A presidente da FPCBP, Eduarda Sousa-Lall

 

A gala contou com mensagens de encorajamento para estes jovens que agora entram numa nova fase das suas vidas. A presidente da FPCBP, Eduarda Sousa-Lall e o Embaixador de Portugal em Otava, João da Camara, foram apenas alguns dos participantes. Os bolseiros e s empresários que financiaram as bolsas também estiveram presentes, tal como vários membros da direção da FPCBP.

Sousa- Lall recordou que este é o programa de bolsas mais antigo da comunidade luso-canadiana e destacou a sua importância na formação dos futuros líderes a nível local e global. O evento foi apresentado por Matthew Correia e foi transmitido na Camões Tv, no Youtube e no Facebook. Inicialmente previsto para 21 de março de 2020, a pandemia obrigou a FPCBP a adiá-lo para este passado domingo (13).

A cerimónia foi dedicada ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e contou com os Portuguese Kids dos EUA, a Luso-Can Tuna e a fadista Clara Santos acompanhada pelos músicos Hernâni Raposo e Pedro Joel. O primeiro-ministro Justin Trudeau também deixou uma mensagem de felicitação à comunidade portuguesa e agradeceu o seu contributo para um país inclusivo e diverso.

A FPCBP vai reconhecer cinco indivíduos da comunidade luso-canadiana com os prémios de excelência empresarial, mas a data ainda não está definida. Ainda em junho, o mês em que o Canadá celebra o património português, a FPCBP vai reconhecer 15 alunos do 7.º ao 12.º ano com os prémios de melhor ensaio e melhor projeto multimédia alusivos a este tema. A cerimónia está agendada para 26 de junho no Trinity Bellwoods Park em Toronto junto ao monumento que homenageia os voluntários portugueses.

Abaixo publicamos a lista completa de bolseiros e de patrocinadores de 2020.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER