Comunidade

Portuguese Heritage Essay Contest: Já se conhecem os premiados

milenio stadium - portuguese heritage essay contest.MP

 

A Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP), realizou uma cerimónia para a atribuição de prémios do concurso de Ensaio e Multimédia para celebrar a Herança Cultural Portuguesa.

A cerimónia do “Portuguese Heritage Essay Contest”, aconteceu na quarta-feira, dia 22 de junho, no Consulado Geral de Portugal em Toronto, e contou com a presença dos contemplados, várias entidades lusófonas, patrocinadores e familiares dos vencedores.

O cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Manuel de Jesus Carneiro Mendes, presente no evento, falou do orgulho e da importância deste momento – ”É um momento que eu prezo muito como cônsul-geral. Não é só uma forma de estar com a comunidade, como uma forma de eu estar coma a juventude e poder ouvir a juventude, que tem uma palavra a dizer no movimento associativo”, recordando ainda a importância de refletir sobre o tema do concurso: “penso muito no que é que a comunidade poderá fazer para atrair os jovens para as iniciativas sociais e culturais luso-canadianas”. José Manuel de Jesus Carneiro Mendes sublinhou também o orgulho dos jovens nascidos no Canadá e que não esquecem das suas origens.

Também conversámos com alguns dos vencedores. Paulo Pereira disse que estava “muito feliz e orgulhoso” e aconselhou os outros jovens a fazerem o mesmo. “Estou feliz em ser um dos vencedores e espero que haja muitos mais jovens no futuro. Eu sempre faço o possível para levar a minha herança portuguesa para a cidade de Oshawa, para a minha escola e para os clubes culturais”.

Patrizia Gama também falou com o nosso jornal e disse que “eu tenho muito orgulho nas minhas origens portuguesas, o meu pai imigrou para o Canadá com 14 anos. Quando eu tinha 14 anos, também já estava a participar neste concurso. Estou muito feliz em mostrar que o sacrifício dele valeu a pena. Foi uma longa jornada até chegar aqui e estou feliz por existirem organizações com estas que valorizam os jovens de descendência lusa”.

Da organização e de um dos patrocinadores ouvimos a importância deste concurso. Melissa Simas, coordenadora do evento, afirmou “tenho muito orgulho em fazer parte deste projeto e espero que continue. É uma oportunidade que os alunos têm para conseguir mostrar a sua cultura e também vencerem algum prémio, já que ajuda muito no ano letivo escolar”. O gestor comunitário do Royal Bank of Canada (RBC) Peter Reis reafirmou o quanto a sua instituição está comprometida em apoiar eventos como estes – “ uma das prioridades do RBC, é promover aprendizagem para vida, promover o espírito comunitário e pessoas que fazem a diferença dentro das suas comunidades”.

José Pedro Ferreira, coordenador do ensino da língua portuguesa no Canadá, disse-nos: “o nosso papel é apoiar iniciativas como as da Federação, que trabalha na promoção e preservação da cultura e da língua portuguesa no Canadá”.

Os 12 alunos premiados no âmbito desta iniciativa, do 7º ao 12º ano escolar do concurso de Ensino e Multimédia para celebrar a Herança Cultural Portuguesa, em 2022 são: Sara Maria Gomes, Briana Moutinho Conde, Raquel M. Canto, Victoria Catherine Ferreira, Madeline Ezequiel Mandarino, Paulo Henrique Pereira, Anthony Vicoso, Emma Gaspar-Doyle, Andre Daniel Bento Martins, Patrizia Rella Gama, Daniel Jose Pereira e Michael Rainho
No final da cerimónia foi oferecida uma receção aos presentes no local.

Parabéns à Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, aos alunos e a todos os envolvidos neste concurso que também marca a celebração do mês de Portugal e a sua herança cultural no Canadá.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER