Desporto

Jorge Mendes investigado à escala europeia

O superagente Jorge Mendes está a ser alvo de uma investigação à escala europeia, como revelam alguns documentos da plataforma Football Leaks.

Em agosto do ano passado, um investigador fiscal português teve uma reunião com colegas em Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Chipre e Holanda para examinar os fluxos financeiros e negócios do empresário entre 2015 e 2016.

Durante esse período, os investigadores concluíram que os negócios de Mendes geraram 1,3 mil milhões de euros. Os documentos mostram que Mendes se preparou para as investigações, contratando um escritório de advogados.

Jorge Mendes é considerado um dos maiores agentes desportivos do mundo e da sua carteira de clientes fazem parte nomes como Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao, James Rodríguez, Ángel di María, Diego Costa, Renato Sanches, Ederson Moraes e o técnico José Mourinho.

É dono da Gestifute, uma empresa de gestão de carreiras de profissionais desportivos que iniciou actividade em 1996 e já protagonizou algumas das maiores transferências do mundo do futebol.

Durante seis anos consecutivos foi considerado o melhor agente do mundo, prémio atribuído pela Globe Soccer, em resultado dos votos recolhidos junto dos restantes empresários reconhecidos pela FIFA (EFAA) e dos clubes europeus de futebol (ECA).

Em 2012 foi agraciado pelo Governo Português com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, como reconhecimento da competência, dedicação, capacidade de trabalho e espírito empreendedor, que fazem dele o mais bem-sucedido empresário desportivo do Mundo.

Em 2009 e 2012 a Gestifute foi considerada pelo portal Futebol Finance a maior agência de jogadores do mundo e Jorge Mendes o mais bem-sucedido agente de jogadores do mundo.

É pai de Marisa Mendes, responsável pela Polaris Sports, uma empresa do grupo Gestifute, que tem a seu cargo as publicações da conta de Instagram de Cristiano Ronaldo.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER