Saúde & Bem-estarBlog

Colorir: uma terapia para todas as idades

Colorir uma terapia-saude-mileniostadium
Créditos: DR

Já lá vai o tempo em que colorir era uma atividade apenas para manter as crianças ocupadas. A ciência tem vindo a investigar esta atividade e chegou à conclusão que ela tem diversos benefícios para o nosso cérebro, independentemente da idade! Sim, isso significa que colorir tem um impacto positivo também para os adultos.

Os livros de colorir trazem à nossa mente benefícios semelhantes aos da meditação: calma, bem-estar, sensação de plenitude e alívio da confusão mental, apenas para citar alguns. A meditação é uma prática extremamente saudável que ajuda a desconcentrar e aliviar a pressão sofrida pelo nosso cérebro, libertando a sensação de cansaço emocional e mental. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em meditar e desligar completamente a mente. Se faz parte deste grupo (ou mesmo se não faz!), os livros de colorir são uma fantástica ferramenta para si. Eles proporcionam benefícios semelhantes e não apresentam tanta dificuldade em conseguir chegar ao estado meditativo. É como um atalho!

Aposte em livros de mandalas

Existem muitos estudos publicados nos Estados Unidos, Reino Unido e França que apontam os benefícios de relaxamento, descompressão e aumento do foco em pessoas que pintam livros de colorir. Atualmente existem inúmeras opçōes de temas, desde livros com ilustraçōes inspiradas no oceano, na selva, no dia-a-dia, em flores, animais, paisagens, cartoons… não há limites para as opçōes que vai encontrar! Todos eles vão trazer benefícios terapêuticos, mas os investigadores reconheceram que existem alguns que são particularmente bons na missão de equilibrar o nosso corpo e mente: os livros de mandalas. Mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas, ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro. Estas ilustraçōes são inspiradas nos padrōes e simetria que podemos encontrar em muitos elementos da natureza. Esta é uma boa aposta se não tem a certeza de por onde começar!

A sensação de retorno à infância

Quando um adulto pinta um livro de colorir, ele é subconscientemente transportado para a sua infância, normalmente um período com memórias de liberdade, felicidade e relaxamento. Isso ajuda a ter uma visão mais saudável e otimista do futuro. Colorir ajuda-nos a estabelecer ligação com a nossa criança interior e esta ação é particularmente benéfica para aqueles adultos que são muito severos e exigentes consigo mesmos. O regresso da sensação de inocência e amor incondicional faz parte da nossa criança interior, ajuda a melhorar a auto-estima, auto-confiança e libertar medos adquiridos na vida adulta.

Um método perfeito para aliviar o stress

O hábito de utilizar os livros de colorir, em especial aqueles feitos com mandalas, ajuda a reestabelecer a calma, libertar o stress e reorganizar os pensamentos através das cores utilizadas para pintar, padrões geométricos e de círculos concêntricos presentes nos desenhos.

Os livros de colorir têm-se tornado uma verdadeira sensação recentemente. Vale desenhar com lápis de cor, de cera, tinta guache ou outro material que prefira. Dê asas à criatividade!

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER