Futebol

Desenrola, bate… faz a dobradinha!

milenio stadium - porto dobradinha

 

A música já era um hit, mas Otávio Monteiro elevou-a a outro nível: o médio brasileiro já havia festejado golos fazendo a coreografia do tema “Desenrola Bate Joga de Ladin”, êxito que surgiu da parceria entre o rapper L7nnon e Os Hawaianos, mas os hilariantes vídeos que partilhou durante os festejos da conquista do campeonato pelo F.C. Porto fizeram sucesso nas redes sociais, fazendo com todos se juntassem a si nesta dança bem simples e divertida – mesmo aqueles que ainda não conheciam! Ora os dragões gostaram tanto da música e da coreografia que continuaram a desenrolar, bater e acabaram a fazer a dobradinha!

Não poderia ser de outra forma: a equipa de Sérgio Conceição teve uma das suas melhores épocas e este troféu – o último da temporada – foi a cereja no topo do bolo. Na final da Taça de Portugal, os azuis e brancos bateram o Tondela por 3-1 e assim conquistaram a nona dobradinha da sua história.

O Tondela, por seu lado, perdeu a oportunidade – nesta que foi a sua primeira final da Taça (nunca tinham sequer avançado para lá dos oitavos de final) – de tentar afogar as mágoas da despromoção ao segundo escalão. Ainda assim, fica o esforço e o mérito por ter chegado até à final da competição.

Bastou ouvir-se o apito inicial para os dragões tomarem de imediato as rédeas da partida, face a um conjunto beirão que parecia “encolher-se”. Na realidade, a turma de Nuno Campos dançou sempre ao ritmo da música escolhida pelo F.C. Porto: ora num “samba” mais rápido e intenso, ora numa “valsa” mais serena.

Ainda assim, foi num descuido da equipa beirã que o campeão nacional conseguiu chegar ao primeiro golo :
depois de Mbaye ter travado, com uma enorme defesa, um remate de Pepê. O lance foi interrompido por posição irregular de Taremi, mas o VAR deu a indicação a Rui Costa de uma possível mão na bola de Marcelo Alves. Depois de visualizar as imagens, o árbitro da partida acabou por ditar o castigo máximo, considerando assim que o iraniano não teve participação ativa e direta na jogada. Uma decisão bastante polémica e contestada pelo banco e adeptos tondelenses.

Na cobrança, Taremi não facilitou e deu vantagem ao F. C. Porto. Este foi, na verdade, o segundo e último remate enquadrado com a baliza do Tondela por parte dos dragões durante a primeira parte.

Já na segunda metade a história foi outra: os dragões entraram fortes e decididos a dilatar a vantagem, algo que aconteceu numa bela jogada entre Vitinha e Pepê:
aos 52’, o brasileiro atrasa a bola para Vitinha que na cara de Mbaye remata rasteiro para o 2-0.
Cerca de 15 minutos depois, a equipa da invicta teve nova oportunidade para marcar, com uma grande penalidade assinalada após falta de Sagnan – no entanto, desta vez Taremi não foi feliz e atirou ao poste.
E foi a partir daqui que o Tondela pareceu ter “acordado para a vida”: quando nada o fazia prever, surge o golo beirão. Salvador Agra fez um cruzamento teleguiado para Neto Borges, que num potente cabeceamento não deu qualquer hipótese a Marchesín.

A partida parecia ter ganho um novo ânimo, com os adeptos tondelenses a acreditarem na reviravolta, mas rapidamente os azuis e brancos os fizeram acordar do sonho – e novamente pelo suspeito do costume, Taremi. Convém no entanto ressaltar o brilhante passe em balão de Otávio. Uma verdadeira maravilha para ver e rever… Ou, se ele preferir, para desenrolar, bater e jogar de “ladin”!

Este golo estabeleceu o resultado final do encontro, fazendo com que o F.C. Porto arrecadasse a sua 18.ª Taça de Portugal e repetisse a proeza conseguida há duas épocas atrás (conquista de campeonato e Taça de Portugal, onde bateu o Benfica por 2-1) – Sérgio Conceição tornou-se assim no primeiro treinador a conseguir o bis da dobradinha.

Desta forma, os dragões ultrapassaram o Sporting e estão agora no segundo posto de vitórias nesta prova. O Benfica continua a ser a equipa com mais Taças de Portugal (25).

Não foi uma época perfeita para os azuis e brancos… mas não esteve muito longe disso!
E agora… está feito! Até daqui a uns meses!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER