Canadá

Taxa de inflação atinge o nível mais alto de uma década

 

milenio stadium - canada - inflação

 

A taxa de inflação do Canadá aumentou para 3,7% em julho, o nível mais elevado desde 2011. A Statistics Canada explica esta percentagem com o aumento do preço das novas casas que teve o aumento mais rápido desde os finais dos anos 80. O preço do mobiliário também aumentou mais de 13% devido ao aumento dos custos e à diminuição da oferta.

A Statistics Canada diz que os impostos que o governo federal criou sob mobiliário importado podem ter contribuído para o aumento do preço. Os carros novos também aumentaram 5,5% por causa da escassez mundial de chips e agora os carros usados também estão a custar mais.

O preço dos alimentos aumentou 1,7%, a carne aumentou 3,1%, os lacticínios 3,5%. Em tendência contrária está o preço dos legumes e das frutas frescas que diminuiu cera de 7% em relação ao ano passado. A taxa de inflação aumentou em todas as províncias canadianas, mas agora existem grandes diferenças regionais.

O maior aumento da taxa de inflação aconteceu em PEI, onde o custo de vida aumentou 6,1% e o menor aumentou verificou-se em Saskatchewan, cerca de 2,3%. O Banco do Canadá diz que a inflação deve manter-se em torno de 3% este ano porque os preços continuam a ser comparados aos primeiros meses da pandemia. Os economistas tinham antecipado uma taxa de 3,4%, mas a inflação está agora nos 3,7%.

CBC/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER