Canadá

Nova sondagem sugere que mais de metade dos jovens canadianos vê conteúdo racista sobre imigrantes

milenio stadium - racism - online

 

Uma nova sondagem sugere que mais de metade dos canadianos com menos de 35 anos deparam-se com observações racistas ou preconceituosas sobre imigrantes na Internet. A sondagem é da Leger e da Association for Canadian Studies e 42% das pessoas disseram que tinham visto ou ouvido conteúdos racistas sobre imigrantes online.

 

Os mais jovens com idades entre os 18 e os 34 anos referiram que as observações racistas eram sobretudo sobre negros e povos indígenas.

 

Logo depois surgem os canadianos de origem asiática. Um massacre racista que vitimou 10 negros em Buffalo, Nova Iorque, no fim-de-semana, reacendeu o debate sobre o papel dos meios de comunicação social na promoção do ódio.

 

A sondagem ouviu cerca de 1.600 pessoas no fim-de-semana de 25 de abril. Para o presidente da Associação de Estudos Canadianos, os jovens estão mais expostos a este tipo de conteúdo porque passam mais tempo na internet e disse que o grau de exposição a conteúdos racistas deveria ser motivo de preocupação face ao recente massacre nos EUA.

 

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar o tiroteio como um crime de ódio e um ato de extremismo violento com motivação racial. Quando questionados sobre o que fazem quando encontram este tipo de conteúdo os jovens disseram que não fazem nada porque não sabem por onde começar.

 

O governo federal propôs uma lei para reprimir o discurso do ódio e o abuso, bloqueando certos sites e forçando plataformas a remover rapidamente o conteúdo.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER