Canadá

Canada Day: data será marcada por celebrações virtuais e homenagens aos povos indígenas

Este será mais um ano em que devido à pandemia as comemorações oficiais do Canada Day serão realizadas virtualmente em algumas das principais cidades do país e de Ontário. A data marca também os primeiros dias de uma nova etapa na província. Devido aos índices positivos da vacinação contra Covid-19 estaremos na fase 2 do Plano de Reabertura, o que significa que mais setores da economia voltaram à ativa e as regras de convívio social já permitem reuniões com um maior número de pessoas, o que deixa o feriado mais propenso às reuniões entre amigos e familiares, em especial com as temperaturas convidativas de verão.

Mas esse também é um Canada Day diferente por outro motivo. As recentes descobertas de mais de mil túmulos sem marcações em terrenos onde funcionaram escolas residenciais indígenas chocou o país e fez parte da população refletir sobre a data em si, e se havia algo a ser celebrado, num momento em que parte trágica da história do país vem à tona. O apelo popular foi tamanho que muitas cidades e províncias resolveram cancelar qualquer tipo de comemoração em respeito aos Firsts Nations. Algumas celebrações oficiais, no entanto, seguirão acontecendo de maneira alternada e homenagens aos povos indígenas estarão incluídas nas programações da maioria.

 

milenio stadium - canada day

 

A página oficial do governo do Canadá exibe uma mensagem de que a data será um momento de reflexão para todos. Uma celebração virtual está programada para o longo do dia com a participação de diversos artistas e artesãos canadenses. Em um programa especial, com duração de duas horas, os espectadores serão levados a uma viagem entre os principais pontos do país: Otava, Ontário, Alberta, passando pela Ilha do Príncipe Eduardo, Quebec, Yukon, Manitoba, New Brunswick e Territórios do Noroeste. O evento, que começa às 20h e segue até às 22h, será transmitido ao vivo canal do Canadian Heritage no YouTube. A partir daí acontece uma queima de fogos de artifícios, porém diferente daquilo que estamos acostumados. O evento patrocinado pela rede de cafeterias Tim Hortons será também virtual. De qualquer lugar do país quem quiser participar deve apontar o seu smartphone ou tablet para o céu e dessa maneira irá assistir um show de fogos de artifício em 3D. Uma experiência inovadora que promete fazer com que as pessoas se sintam como se estivessem lá.

Mais uma vez, Otava terá as celebrações oficiais alteradas: não haverá fogos de artifício no centro da cidade, nenhuma cerimônia de troca da guarda ou apresentação em palco ao ar livre. A polícia local montará um esquema de segurança reforçado, em especial no centro da cidade, conforme o que foi anunciado pelo Inspetor Michel Marin, aos media canadenses. Marchas e manifestações são esperadas para acontecer no entorno do Parliament Hill, em especial devido às descobertas relacionadas aos First Nations.

Na quinta-feira (01 de julho) o Toronto Sign será iluminado com a cor laranja em solidariedade às comunidades indígenas em todo o Canadá. O letreiro da cidade se junta à CN Tower, que também receberá Iluminação nessa cor. Assim como o Governo do Canadá, que decidiu hastear a bandeira nacional a meio mastro na Torre da Paz, as bandeiras nos mastros oficiais da Prefeitura de Toronto também serão hasteadas a meio mastro como forma de homenagear às crianças indígenas mortas. Em comunicado de imprensa, o prefeito John Tory incentiva todos os moradores da cidade a reservar um momento desse dia para refletir sobre o que todos nós podemos fazer para promover a reconciliação e construir uma relação mais forte com os povos indígenas.

Em Mississauga a partir das 11h da manhã, está agendado um evento online para marcar os 154 anos do Canadá. Comunicadores locais e nacionais vão participar e levar os participantes a revisitar os principais momentos da história da formação do país. A autarca Bonnie Crombie, autoridades políticas locais, o chefe indígena, LaForme do Credit First Nation de Mississauga, e outros convidados especiais trarão saudações e reflexões sobre o Canadá neste momento que classificam como “de reconciliação”. Na vizinha Brampton, a partir das 8h, a autarquia planeja atividades e entretenimento online, um concerto virtual, show de fogos de artifício drive-in para celebrar o que denominam como “a unidade e o mosaico cultural que formam o Canadá” e uma serie de apresentações artísticas acontece partir das 18h.

Com a reabertura parcial da economia diversas atividades turísticas na cidade de Niagara Falls estarão disponíveis para quem for aproveitar o feriado por lá. Em relação ao 1 de julho, às 22h acontecerá o tradicional evento “Niagara Falls in Red&White” quando as tradicionais quedas de água da região são iluminadas pelas cores da bandeira canadense, promovendo um belo espetáculo.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER