BlogTemas de Capa

VOX POP: A Bandeira Portuguesa

milenio stadium - bandeira portuguesa

 

Bandeira nacional portuguesa erguida, mesmo que no nosso coração, e uma voz que treme quando o hino “A Portuguesa” começa – esta é a mensagem quase transversal transmitida por aqueles com quem tivemos oportunidade de conversar neste Vox Pop onde procurámos perceber o significado destes dois símbolos do nosso país natal.

Talvez por se estar longe de Portugal, com a saudade atravessada na garganta, a lágrima ao canto do olho esteja sempre pronta para cair. Uma emoção em verde e vermelho, que se move contra os canhões…(a) marchar, marchar.

Catarina Balça/MS

 

Yasmin Saidi, 33 anos

O que é que a bandeira portuguesa representa para si?
A bandeira portuguesa representa o passado do povo português e a nossa história, as conquistas, o sofrimento, etc. Comparo um pouco por isso a nós, emigrantes portugueses, que vimos à procura duma vida melhor, habitualmente associada ao sofrimento, ao sacrifício e que na verdade tudo isto acaba por ser retratado na nossa bandeira. Somos tipicamente um povo guerreiro, lutador e nós emigrantes portugueses sentimos diariamente a mensagem da bandeira, através da luta constante para tentar essa vida melhor, e pela saudade que os nossos olhos espelham e que aperta sempre o nosso coração. Apesar disto a bandeira dá-nos também força e esperança!

Em que circunstâncias é que a ergue?
Atrevo-me a dizer que ergo a bandeira diariamente, mesmo que só em sentido figurativo, sempre que falo português ou que digo ser portuguesa. Em casa tento falar português para que as minhas filhas, uma criada aqui desde os 5 anos e outra já nascida cá, não esqueçam as nossas raízes, o nosso país e sobretudo o idioma que toda a família fala. Também incuto isto pois gostamos de visitar Portugal sempre que nos é possível e, saber falar português ou entendê-lo, é importante também para comunicar com os familiares que temos lá. Digo com muito orgulho que sou portuguesa e encho o peito quando digo que sou do Porto. Falo da cidade onde nasci, descrevo as maravilhas do nosso país e, para mim, isto é erguer a bandeira diariamente mesmo que sem ter uma bandeira na mão, está sempre representada no que digo e no que faço! Vivo com ela no coração!…

Como se sente a ouvir/cantar o hino nacional português – “A Portuguesa”?
Sinto-me logo em casa, mesmo não estando em Portugal. Contudo, o sentimento maior é de saudade e orgulho. Arrepio-me sempre que o oiço, é algo tão português, tão nosso que só nos pode deixar cheios de esperança, pois o nosso hino é também um hino da esperança e da vitória. O nosso hino é sem dúvida cantado como forma de afirmação nacional, cheia de entusiamo.

Sabe a letra toda do hino?
É uma questão curiosa porque penso que cada vez menos se sabe o hino de cor, sou da opinião que as escolas em Portugal deviam adotar o método do Canadá e passar o hino antes das aulas começarem, uma maneira de aprender não só o hino, mas também recordar a nossa história e bravura dos nossos antepassados.
Quem é o português que ouve o hino num campeonato de futebol, numa conquista de medalha portuguesa e não canta na hora? “ÀS ARMAS, ÀS ARMAS”… É sem dúvida um dos hinos mais bonitos…

O que sabe da história da bandeira e do hino nacional?
A bandeira portuguesa representa o passado do povo português e a nossa história. A título informativo a bandeira original não é igual à que conhecemos hoje. Essa alteração é fruto da mudança da monarquia para a república. Após a queda da monarquia e implantação da república em Portugal, o primeiro governo reuniu um grupo de pessoas com grande prestígio a quem pediu que elaborasse um projeto duma nova bandeira, ficando a bandeira que hoje conhecemos e nos representa. Uma mudança tão profunda da monarquia para a república exigia que se escolhesse outra bandeira nacional! Esta foi aprovada pelo governo em 29 de novembro de 1910 e homologada pela assembleia constituinte em 11 de junho de 1911.

A bandeira lembra-me a mim e todos nós portugueses as conquistas, a bravura dos feitos portugueses através do escudo das quinas; a faixa dos sete castelos que representa a independência nacional; a esfera que recorda os descobrimentos portugueses, que é a fase mais brilhante da nossa história e, portanto, necessária aparecer na bandeira. As cores, a vermelha que simboliza o combate, a conquista. Uma cor ardente, uma cor cantante. Lembra o sangue e incita à vitória. O verde é a cor da esperança que representa a nossa atitude onde a esperança nos acompanha em todos os momentos e também caracteriza o povo português.

O hino surgiu como uma canção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico que defendia o abandono das posições dos portugueses em África, concretamente nas colónias de Moçambique.

Sendo cantada novamente pelo povo na implantação da república o que a consagrou hino nacional “A Portuguesa”. O hino é muto utilizado em cerimónias oficiais, civis e militares onde é prestada homenagem à pátria, à bandeira nacional ou ao Presidente da República. Em receções de chefes de Estado estrangeiros ouve-se também sempre o nosso hino após ouvido o hino do país representado pela visita de estado.

 


 

Tiago Lopes, 31 anos

O que é que a bandeira portuguesa representa para si?
Quando olho para a nossa bandeira o sentimento é de orgulho, por tudo que representa e pelo povo diferenciado que somos nós, portugueses. Representa para mim todos aqueles que têm orgulho de fazer parte deste país que tanto contribuiu para a história mundial na época dos descobrimentos.

Em que circunstâncias é que a ergue?
Eu ergo a bandeira portuguesa nas competições desportivas europeias ou mundiais. Ergo quando estou longe de casa para nunca esquecer de onde venho e quem eu sou. Ergo para mostrar o orgulho da nossa nação valente e imortal.

Como se sente a ouvir/cantar o hino nacional português – “A Portuguesa”?
Sempre que ouço o hino nacional não tem como não ficar emocionado, não só por pensar que sou português e de onde venho, mas sim porque à medida em que vou cantando, ouvindo a letra fico pensando aquilo que os nossos antepassados sofreram e aqueles que pelo nosso país perderam a vida, defendendo o nosso povo e a pátria. No final sempre fico com um sorriso de felicidade, porque sei aquilo que é ser português e o quanto sou grato ao meu povo.

Sabe a letra toda do hino?
Sim, sei toda.

O que sabe da história da bandeira e do hino nacional?
O hino português foi uma canção escrita na altura para protestar contra o ultimato inglês. Anos mais tarde com a implantação da república essa mesma música se tornou hino português. A bandeira portuguesa representa para mim a história do nosso país. Verde cor da esperança dos portugueses e vermelho pela coragem e bravura do nosso povo e sangue derramado em todas as batalhas. A esfera é referente aos navegadores e o escudo português com cinco escudos azuis representa cinco reis mouros derrotados pelo rei português e os sete castelos representam as sete cidades que foram fortificadas nessa mesma altura. XVII) e virou um símbolo dos Descobrimentos portugueses da época. O escudo é considerado o principal símbolo de Portugal e também um dos mais antigos símbolos da nossa nação.

 


 

André Costa, 30 anos

O que é que a bandeira portuguesa representa para si?
Representa um enorme orgulho e agradecimento.

Em que circunstâncias é que a ergue?
Eu tenho a bandeira erguida na minha garagem desde que tenho casa.

Como se sente a ouvir/cantar o hino nacional português – “A Portuguesa”?
Arrepio-me e emociono-me todas as vezes que ouço.

Sabe a letra toda do hino?
Todinha, desde o tempo da escola.

O que sabe da história da bandeira e do hino nacional?
A bandeira de Portugal foi elaborada por uma comissão nomeada pelo governo em 15 de outubro de 1910. A bandeira de Portugal é um dos símbolos nacionais da república portuguesa. A bandeira possui forma retangular e é bipartida verticalmente de forma desigual, com o lado direito maior que o lado esquerdo. Sei que o verde representa esperança, o vermelho significa o sangue dos que morreram em batalha. A esfera armilar tornou-se um objeto importante no período das Grandes Navegações (século XV ao século XVII) e virou um símbolo dos descobrimentos portugueses da época. O escudo é considerado o principal símbolo de Portugal e também um dos mais antigos símbolos da nossa nação.

 


 

Vera Gonçalves, 38 anos

O que é que a bandeira portuguesa representa para si?
Para mim a bandeira portuguesa representa orgulho, orgulho no meu país, da minha gente, de tudo daquele nosso cantinho.

Em que circunstâncias é que a ergue?
Ergo quando há motivos de comemorações culturais e desportivas. No Dia de Portugal, no Dia da Implantação da República, quando jogam as nossas seleções ou alguém que faça algo carregando o nome de Portugal.

Como se sente a ouvir/cantar o hino nacional português – “A Portuguesa”?
Desde que deixei o nosso país para viver aqui no Canadá o nosso hino ganhou um significado diferente. Choro sempre que o ouço, o coração parece que sai pela boca, é um orgulho, é uma saudade indescritível.

Sabe a letra toda do hino?
Sim, do princípio ao fim.

O que sabe da história da bandeira e do hino nacional?
O hino foi composto como uma canção de protesto ao ultimato inglês. Depois foi adotada pelos republicanos e transformou-se em “A Portuguesa”. A bandeira começou a ser usada na época medieval para identificar os exércitos de cada senhor feudal. Por isso cada rei tinha a sua própria bandeira, que eram modificadas quando o monarca morria ou o reinado incorporava novos territórios, até chegar à bandeira que conhecemos hoje, que está dividida em duas partes: a verde que simboliza a esperança e o vermelho que simboliza o sangue dos que morreram em batalhas. Também encontramos a esfera armilar que foi descrita como símbolo eterno do génio aventureiro português. Depois temos o escudo que é considerado o principal símbolo de Portugal e foram colocados em forma de cruz na bandeira para homenagear Jesus Cristo. E por fim temos também os sete castelos que simbolizam as sete fortalezas conquistadas pelo rei na região do Algarve.

 


 

J. Santana, 31 anos

O que é que a bandeira portuguesa representa para si?
A bandeira portuguesa faz-me lembrar onde cresci, traz lembranças de minha infância, amor e orgulho.

Em que circunstâncias é que a ergue?
Hastear a bandeira aumenta a consciência pública e expressa um sentimento coletivo de sorrow ou orgulho. Eu tenho minha bandeira comigo todos os dias.

Como se sente a ouvir/cantar o hino nacional português – “A Portuguesa”?
Sinto-me muito feliz ao ouvir o hino nacional. Tenho muito orgulho nas minhas raízes portuguesas.

Sabe a letra toda do hino?
Sim!

O que sabe da história da bandeira e do hino nacional?
A bandeira nacional mudou muitas vezes. A bandeira passou a chamar-se Bandeira das Quinas ou Bandeira Verde-Rubra.
O verde na bandeira é para representar a esperança da nação e o vermelho para simbolizar o sangue do povo que a defendeu.
A esfera armilar é um dispositivo astronómico que foi usado para navegar pelos oceanos durante a Era dos Descobrimentos ou Era da Exploração. O escudo português repousa sobre a esfera armilar e está presente em cada uma das bandeiras históricas, de uma forma ou de outra. É o principal símbolo português, assim como um dos mais antigos.


 

Cristiana Teixeira, 31 anos

O que é que a bandeira portuguesa representa para si?
A bandeira representa muitas coisas para mim: representa o país que deixei para trás; a bandeira representa a saudade, a tristeza, a alegria; a bandeira é o pilar de continuar com as nossas raízes vivas; a bandeira é o orgulho de ser 100% portuguesa.

Em que circunstâncias é que a ergue?
Sem dúvida quando a nossa seleção está em campo a lutar e mostrar quem é o melhor do mundo: os portugueses. Sei que se deve erguer noutras ocasiões como dia do nosso Portugal, 10 de Junho, por exemplo.
Como se sente a ouvir/cantar o hino nacional português – “A Portuguesa”?
“A Portuguesa” o hino que dá vontade de chorar, de voltar para casa, arrepia ao ouvir e cantar que representa o que somos e seremos.

Sabe a letra toda do hino?
Toda.

O que sabe da história da bandeira e do hino nacional?
Podia estar aqui a dizer que sim que sei que é linda a nossa história, mas não, pouco sei, mas se ouvir novamente vou recordar – aquilo que sei é aquilo que aprendi na escola na primária. A bandeira nacional, como símbolo da pátria, representa a soberania da nação e a independência, a unidade e a integridade de Portugal, vermelho sangue dos que morreram em batalha, o verde esperança, do povo português, a esfera armilar é uma ferramenta astronómica que consiste numa representação esférica do universo, o escudo que é considerado o principal símbolo de Portugal.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER