BlogSaúde & Bem-estar

Suplementos diários essenciais

Suplementos diários essenciais-saude-mileniostadium
Credito: DR

Sempre que passamos pela área dos suplementos alimentares, seja no supermercado ou nas lojas de produtos naturais, podemos ver uma extensa estante cheia de opções. Por isso é importante conhecer bem o mundo da suplementação antes de decidirmos tomar algum deles. Ainda que sejam naturais, estes extratos são poderosos e também podem ter consequências importantes na sua saúde. Aliás, muitos suplementos têm contraindicações e efeitos secundários. O ideal seria consultar um profissional naturopata que possa indicar as melhores escolhas para o seu corpo e estilo de vida. De modo geral, há alguns suplementos muito bons para consumo diário de qualquer pessoa, que ajudam com as carências mais frequentes dos nossos dias. Estes vão melhorar os níveis de energia e vitalidade, assim como alguns transtornos.

Magnésio

Em suma, o magnésio é um mineral imprescindível para o nosso organismo. Ainda que muitos alimentos o contenham, a má qualidade da terra, cada vez mais desnutrida e desvitalizada, faz com que tenha menos magnésio. Por isso, recomenda-se tomar diariamente um suplemento à base deste mineral para manter uma saúde plena.

O magnésio é essencial para muitas funções diárias do nosso corpo. Ele é necessário para nutrir os ossos e os músculos, para regular a função intestinal, equilibrar o sistema nervoso, relaxar os vasos sanguíneos e ainda regular os níveis de açúcar no sangue. Isto entre muitas outras funções. No mercado vai encontrar muitas formas de magnésio. Uma boa aposta é o bisglicinato de magnésio, que tem uma maior biodisponibilidade.

Vitamina C

A vitamina C é um clássico, e não é por acaso. É um nutriente que precisamos para ter a saúde sempre em dia. Podemos obtê-la através da alimentação ou por meio de suplementos. A quantidade mínima recomendada é de 300mg diários. A vitamina C reforça o sistema imunitário e o seu défice pode estar relacionado com muitas doenças. É um poderoso antioxidante, cuida da saúde da pele, das articulações e dos ossos. Também pode prevenir a depressão e as doenças oculares.

Spirulina

A spirulina é uma alga que age como superalimento, graças aos seus completos nutrientes. Ela é muito rica em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas e fibras. Os suplementos de spirulina podem oferecer benefícios em termos de  energia e vitalidade, ajudam a perder peso de maneira saudável e previnem a queda de cabelo. A spirulina é ainda um ótimo aliado para combater a insónia, reduzir o colesterol e proteger a visão.

Vitamina D

É uma vitamina lipossolúvel produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, além de também poder ser obtida em maiores quantidades por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite, por exemplo. Esta vitamina possui funções importantes no corpo, principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis no sangue. As principais funções da vitamina D são o fortalecimento de ossos e dentes, prevenção da diabetes, melhora do sistema imunitário (prevenindo infecções bacterianas e virais) redução da inflamação do organismo, prevenção de doenças como esclerose múltipla e alguns tipos de cancro, melhora da saúde cardiovascular e ainda o fortalecimento muscular.

Açafrão

O açafrão é uma especiaria excelente para prevenir muitos problemas de saúde e é considerado também um anti-inflamatório natural. Dessa forma, podemos encontrá-lo hoje em dia como suplemento, combinada inclusive com outros componentes para reduzir as dores. Os suplementos de açafrão previnem e reduzem as inflamações, têm um alto poder antioxidante e melhoram a função do fígado.

Probióticos

Os probióticos são suplementos que melhoram a flora bacteriana intestinal. Ela não só está relacionada com uma boa função do intestino, como também é fundamental para usufruir de uma boa saúde em geral. O intestino está relacionado com a absorção dos nutrientes, bem como com o sistema imunitário, portanto é imprescindível mantê-lo sempre saudável. É importante lembrar que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro! Como tal, é fundamental mantê-lo saudável. Além disso, os probióticos têm resultados surpreendentes em muito pouco tempo, tanto em pessoas saudáveis quanto em quem sofre doenças crónicas e degenerativas.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER