BlogSaúde & Bem-estar

Amar: não há melhor remédio!

milenio stadium - amar remedio

Está próximo mais um Dia de S. Valentim: altura de surpreendermos a nossa cara-metade com algo que a deixe feliz! E na maioria das vezes felicidade está em coisas tão simples quanto um abraço ou num “obrigado”. Vá, uma caixinha de chocolates também deixa qualquer um mais bem-disposto! Mas celebrações à parte, sabiam que amar faz (literalmente) bem à saúde?

Bem sabemos que quando nos apaixonamos sentimos uma “revolução” dentro de nós: para além de tudo nos parecer muito melhor e mais bonito, há um turbilhão de emoções e hormonas dentro de nós que altera totalmente o nosso estado mental e físico. Esta mudança deve-se ao aumento, por exemplo, de dopamina, endorfinas, cortisol, testosterona e estrogénio – todos eles com uma grande influência em sensações boas e no nosso bem-estar. Assim, o amor é muitas vezes o melhor antidepressivo!
Fiquem a saber outros benefícios de amar e ser amado!

Amor (e saúde) à primeira vista

Circula por aí um piropo (bem foleiro, por sinal) que diz: “Acreditas em amor à primeira vista ou tenho que passar por aqui outra vez?”. O meu conselho é para que não vos passe pela cabeça dizer isto se quiserem conquistar alguém, mas que memorizem uma coisa: o ato de passar pela pessoa que vos faz sentir borboletas no estômago também alivia a vossa pressão arterial, o que resulta numa maior sensação de relaxamento. Nada melhor do que estarmos sempre bem perto!

Abraços grátis

Acredita-se que algo tão simples como o ato de abraçar tem a capacidade aumentar os níveis de oxitocina, aquela a que chamamos a “hormona do amor” e que forma, juntamente com a dopamina, a serotonina e a endorfina, o grupo de “neurotransmissores da felicidade”. Para além disso, estudos recentes demonstraram que esta tem também implicações em diversos processos cognitivos tais como a reciprocidade, altruísmo, confiança, empatia e comunicação. Por isso abracem muito… enquanto é grátis!

Dá cá um beijinho

Tal como o abraço, o beijo também faz com que exista uma maior produção de oxitocina e cortisol. Mas não nos ficamos por aqui: ao beijar existe também uma maior produção de saliva, o que ajuda na proteção contra a placa bacteriana e, num estudo, casais que se beijaram durante cerca de 30 minutos mostraram níveis de IgE menores. Quer isto dizer que beijar também pode reduzir os sintomas de alergias, já que esta proteína é responsável pelo desencadear dos mesmos.

Se eu não gostar de mim…

Tal como já falámos, o sentimento de estar apaixonado promove diversas mudanças não só no nosso pensamento como também no comportamento: por exemplo, nunca notaram que no início de uma relação temos tendência para nos arranjarmos mais, cuidarmos do nosso corpo, da nossa mente e até da nossa alimentação? Tudo isso nos fará sentir melhor e ver o mundo com outras “cores”… e isso só pode ser bom! O risco de aparecimento de doenças como a depressão e ansiedade diminuem drasticamente!

Fala-me ao coração

Está provado: uma relação saudável e tranquila tem uma influência direta e positiva no nosso coração. Segundo médicos cardiologistas, as pessoas que se sentem felizes e que têm uma atitude positiva perante a vida apresentam um menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER