Saúde & Bem-estarBlog

Tratar – literalmente – a raiz do problema

É certo que muitos homens e mulheres têm hoje um maior cuidado e dedicam mais tempo a cuidar da sua aparência e do seu corpo – no que a esfoliação diz respeito, existem diversas opções como escovas de corpo, luvas esfoliantes e produtos disponíveis em superfícies comerciais ou até aqueles que podemos preparar em casa e que removem as células mortas da nossa pele e a tornam mais macia e brilhante, com um aspeto muito mais bonito e saudável. Afinal, quem é que não sonha em ter uma “pele de bebé”?

Tratar - literalmente - a raiz do problema-saude-mileniostadium
Créditos: DR.

Mas embora possamos muitas vezes utilizar a expressão “esfoliar da cabeça aos pés” o que é certo é que nem sempre é isso que acontece… mas devia!

Também o nosso couro cabeludo precisa, com determinada regularidade, deste cuidado já que a sujidade, diferentes óleos e até alguma acumulação de produtos que vamos colocando nos fios acabam por entupir os poros. Lembrem-se que os cabelos novos crescem a partir da raiz e não das pontas – se dedicamos tanto “amor” a uma das partes, porque é que não fazemos o mesmo com a outra que é tão ou mais importante? Se mantivermos o nosso couro cabeludo saudável vamos fazer com que o nosso cabelo cresça mais, mais forte e com um aspeto muito mais bonito!

Bem, mas se por acaso não vos for possível fazer este tipo de tratamento num salão de cabeleireiro têm sempre a possibilidade de, tal como nos esfoliantes corporais, experimentarem fazer esfoliantes capilares DIY super revigorantes e desintoxicantes! Fiquem com estes dois exemplos!

Para o couro cabeludo oleoso

É bem frustrante ter um couro cabeludo oleoso… Num minuto está limpo e brilhante, noutro já está sujo e com mau aspeto! Isto acontece porque as glândulas sebáceas produzem excesso de sebo, que se agarra à sujidade e torna o cabelo mais “pesado”, fazendo-o parecer sujo demasiado cedo. Experimentem este esfoliante caseiro:

2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de amaciador/máscara de cabelo

Combinem todos os ingredientes numa tigela. Lavem o cabelo primeiro para remover qualquer produto e depois coloquem uma pequena quantidade do preparado na palma da mão. Trabalhem o esfoliante no couro cabeludo, fazendo movimentos circulares. Enxaguem bem e lavem o cabelo de seguida.

Para o couro cabeludo seco

A causa para um couro cabeludo seco é pouca humidade na pele, que faz com que ele fique irritado e a pele se “descame”. Apesar de poderem existir inúmeros fatores para que tal aconteça, as razões mais comuns são o ar frio e seco, o uso excessivo de calor, ou até o facto de lavarmos o cabelo demasiadas vezes.

Se este é o vosso caso, experimentem este esfoliante que combina sal com sumo de limão e azeite. Caso não tenham sumo de limão podem substituir por vinagre de cidra!

2 colheres de sopa de sal marinho
1-2 colheres de sopa de sumo de limão
1-2 colheres de sopa de azeite

Misturem o sal, o sumo de limão e o azeite. Molhem o cabelo e apliquem a mistura, massajando o couro cabeludo. Deixem repousar durante alguns minutos e de seguida enxaguem bem e lavem com champô.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER