Comunidade

O Livro dos Recordes do Guinness tem um sonho e uma conquista portuguesa vinda de Mississauga

pccm - guinness - vira - folclore -milenio stadium
Créditos: Alberto Nogueira

 

O dia 17 de setembro ficará marcado na história da comunidade lusófona no Canadá. Foi neste dia que o Centro Cultural Português de Mississauga (PCCM), inspirou a comunidade para a conquista do título do Livro dos Recordes do Guinness, do maior número de pessoas a dançarem em simultâneo no mesmo espaço durante, no mínimo 5 minutos uma dança folclórica portuguesa.

Foram três anos de sonho e sete minutos de dança. Além de bater o recorde, a iniciativa, denominada “Dançar para aqueles que não podem”, teve ainda um cunho solidário, sendo que os lucros do evento serão distribuídos por três organizações: Community Living Mississauga, Luso Canadian Charitable Society e Canadian Cancer Society.

“O recorde do maior grupo de dança folclórica portuguesa a ser quebrado é de 744 participantes. Hoje o número conquistado foi de 747 participantes”, disse Hannah Ortman, juíza oficial enviada pelo Livro dos Recordes do Guinness para confirmar o momento histórico. Após as suas palavras ouvimos aplausos, alegria e houve lágrimas de felicidade entre as pessoas que dançaram o vira geral, a dança escolhida para este momento.

Os participantes trouxeram consigo muita energia, motivação e a certeza de que tudo daria certo. Natalie Resendes disse-nos que “É importante fazer parte de eventos desta natureza e apoiar a nossa comunidade. Saber que nós e este clube escreveremos o nosso nome no Livro dos Recordes é muito importante.” Falamos também com Carina, que viajou quatro horas de distância para participar e mostrar o orgulho nas suas raízes: ” É uma oportunidade única de fazer algo deste género. É uma coisa que você não sabe se acontecerá outra vez. É um orgulho poder juntar-me a este movimento e sentir um pouco das minhas raízes”. Chris Freitas, presente no local, contou-nos que “ É um orgulho continuar com a tradição e ao mesmo tempo bater um recorde mundial”.

O Cônsul Geral de Portugal em Toronto José Manuel Carneiro Mendes, também marcou presença no evento para mostrar o seu apoio e enfatizou que “Ao longo da minha carreira e das minhas funções como Cônsul Geral em todos os países onde eu tenho estado, tem sido para mim importante ajudar a dar visibilidade à comunidade e ajudar a motivar para que ela se afirme culturalmente. Isto é exatamente dar uma visibilidade à nossa comunidade que contribui para que o mundo conheça a cultura portuguesa e lembrar aos canadianos que nós podemos fazer a diferença no Canadá como portugueses ou como canadianos”.

Este evento não seria possível sem o apoio de todos. Manuel DaCosta, um dos patrocinadores do evento e presidente do MDC Media Group, falou da importância da iniciativa e do motivo pelo qual decidiu abraçar a causa: “Em primeiro lugar vamos dançar um vira do norte que por sinal vem da minha terra e isto tem um significado especial para mim. Acredito que além de tudo é importante apoiar aqueles que fazem eventos como este porque envolve muito trabalho e muito esforço da parte de todos. É uma forma de mostrar que é possível trabalharmos por um objetivo comum que é os portugueses, a nossa comunidade e celebrarmos a nossa cultura juntos.”

Enquanto se realizava a contagem, falamos com Andrew da Câmara, membro do Centro Cultural Português de Mississauga, que nos contou como tudo começou e como se sentia no momento da contagem: “Isto tudo começou há três anos quando parecia um sonho que ninguém acreditava. Nós acreditamos e a nossa comunidade também o fez e por isso hoje podemos dizer: sim, concretizamos o nosso sonho e agora fazemos parte do Livro dos Recordes do Guinness. Foi um momento de nervosismo e uma muita antecipação”. Qual foi o segredo para o sucesso? Foi a nossa última pergunta. “Fé e paixão nas palavras” prosseguiu Andrew.
O presidente do Centro Cultural Português de Mississauga, Jorge Mouselo, visivelmente emocionado falou com a nossa equipa confessando que “eu ainda não acredito no que aconteceu. A expressão quem corre por gosto nunca se cansa, é o resultado do dia de hoje. É tudo uma coisa inexplicável. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto.”

 

[metaslider id=”100344″]

 

Após o evento, teve lugar um espetáculo com a atuação de diversos grupos folclóricos e musicais locais, como o Rancho Folclórico Praias de Portugal de Montreal, o Rancho Folclórico Províncias e Ilhas de Hamilton, o Oshawa Portuguese Club, a Karma Band, o grupo Soul2Sole Latin Dance Company e ainda, como cabeça de cartaz, Rui Bandeira. O músico e compositor vindo de Portugal também apoiou a iniciativa e disse estar “muito feliz pelo evento. É um privilégio fazer parte da tentativa do recorde e encerrar o momento com a minha atuação. Aproveito para agradecer pelo convite que levarei para o resto da minha vida”.

O Livro dos Recordes do Guinness é autoridade global na conquista de recordes desde 1955. Ele tem o papel de celebrar o melhor do mundo anualmente e inspirar pessoas, entreter e informar. Os recordistas não são pagos pelas suas conquistas ou por tentarem o título de recorde. Em nome da organização, Ortman parabenizou a comunidade portuguesa pela conquista. ‘’O Livro de Recordes do Guinness gostaria de parabenizar a comunidade portuguesa e todos os presentes por esta conquista e oficialmente fazerem parte deste mundo maravilhoso do Guinness”.

Depois de um dia inesquecível, uma coisa é certa: quando todos se juntam e unem as suas forças e trabalho por um mesmo objetivo, os resultados são sempre positivos.

Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista histórica e mundial.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER