Saúde & Bem-estarBlog

Técnica Pomodoro: como ser mais produtivo sem esforço

Técnica Pomodoro-saude-mileniostadium
Créditos: DR

Tem dificuldade em terminar as suas tarefas dentro do prazo? A sua lista de tarefas acumuladas é tão grande que tem a sensação de que simplesmente nunca vai conseguir resolver tudo? Então vamos falar dos segredos da produtividade e conhecer uma técnica que pode ajudar a sair desse ciclo vicioso, melhorando o resultado dos seus esforços. Chama-se técnica Pomodoro e trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que possa gerir o seu tempo sem de forma muito mais fácil!

O que é a técnica pomodoro?

Esta técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Ele procurava uma maneira de aumentar a sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um simples temporizador de cozinha para organizar suas tarefas. Sim, tão simples como isso! Se estava à espera de uma técnica muito elaborada, não se iluda! O temporizador do senhor Francesco era muito tradicional. Tinha o formato de um tomate (que se diz pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte no final desse prazo. Nesse intervalo de tempo, Francesco concentrava-se na sua tarefa sem quaisquer interrupções, mantendo-se cem por cento focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou a sua técnica, em 1992.

Como funciona a técnica pomodoro?

A técnica baseia-se na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular o nosso foco. Noutras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. para colocá-la em prática vai precisar de um timer e cronómetro (para fazer contagem regressiva), a sua lista de tarefas, lápis e borracha. Em primeiro lugar, faça uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar ininterruptamente nas suas tarefas nesses períodos. Quando o timer tocar (ao fim dos primeiros 25 minutos), risque as tarefas concluídas ou anote o status de seu trabalho concluído, e faça um breve intervalo de cinco minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir à casa de banho, ligar a um cliente, tomar um café ou simplesmente descansar). Agora atenção: a cada quatro ciclos, faça uma pausa maior, (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entre os pomodoros são fundamentais para oxigenar o seu cérebro e aumentar a agilidade mental. É ainda importante lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas no método clássico. Nada impede que encontre o seu próprio equilíbrio e o período de descanso ideal.

Quais os resultados?

Os objetivos da técnica pomodoro estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações. Ao anotar no papel o que precisa de ser feito, você consegue não só organizar melhor as suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período. Assim, torna-se mais fácil acompanhar os seus resultados e avanços. Depois de alguns dias a utilizar a técnica, poderá notar alguns benefícios. Começará  a ter a capacidade de entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa, entender o que o distrai recorrentemente e ainda descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.

Utilizar apps pomodoro

A boa notícia é que hoje em dia não precisa de utilizar o tradicional temporizador de cozinha, muito menos andar com ele atrás de si! Já existem muitos websites e aplicaçōes que ajudam na utilização dessa técnica e dispensam o verdadeiro timer de cozinha em forma de tomate! Apps como a Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper são apenas alguns exemplos do que vai encontrar na App Store ou na Play Store, gratuitamente para o seu smartphone. Assim pode aplicar esta técnica em casa, no trabalho ou em qualquer outro contexto, utilizando apenas o seu telemóvel!

 Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER