Saúde & Bem-estar

Doente… mas alimentado

doente 0209 - milenio stadium

 

Apesar de poderem surgir em qualquer altura do ano, as gripes e constipações tendem a registar-se em maior número durante o outono e inverno, estações em que a temperatura é mais baixa e onde os vírus respiratórios se proliferam com maior facilidade.

Embora com sintomas diferentes, estes são apenas dois exemplos de doenças que nos “atiram” para a cama ou para o sofá, enrolados num cobertor, onde só desejamos que ninguém nos incomode… e que o mal se vá embora tão rápido quanto chegou!

De facto, quando estamos doentes, com febre, nauseados, com dores no corpo e com pouca e nenhuma vontade de fazer nada, também o apetite parece tirar férias. Mas e se eu vos dissesse que essa pode mesmo ser a chave para se curarem mais rapidamente?

Vários especialistas já chegaram à conclusão que passar fome só piora o cenário e explicam o porquê: “É importante comer o suficiente para alimentar o corpo. Se você estiver doente e não estiver a comer o suficiente, o corpo vai começar a usar o tecido muscular para obter energia, o que o vai deixar mais fraco”, disse o médico Dev Batra ao portal LiveStrong.

Num estudo publicado no Journal of Pharmacology conclui-se que para que o nosso corpo consiga reagir a uma doença este necessita de uma grande quantidade de energia: para ser eficaz e dar uma resposta à infeção. E se estiverem a perguntar a resposta é sim, a energia vem dos alimentos!

“Se não se sente bem o suficiente para comer alimentos sólidos, tente beber um smoothie ou uma sopa rica em nutrientes. Ter um pouco de comida no estômago vai ajudar a sentir-se melhor e ainda dará ao seu corpo a energia necessária”, acrescentou o médico David Seitz.

Um outro especialista, Dev Batra, revelou ainda um outro fator de extrema importância: a hidratação! “Beber bastantes líquidos, especialmente água, ajudará a repor os líquidos perdidos durante os vómitos ou diarreia”, lembrou.

RESUMINDO… O QUE COMER?

Ainda que não exista uma regra, nas ocasiões em que estamos doentes, o melhor que podemos fazer é dar preferência a alimentos que ajudem a aliviar os sintomas, que sejam o mais nutritivos possível e assim acelerem o processo de recuperação, tais como as frutas e os vegetais. Além destes, os alimentos ricos em carboidratos complexos e que possuem uma grande quantidade de fibras são grandes aliados, já que nos dão a energia que pode estar em falta por conta da imunidade prejudicada.

Vejam na lista alguns exemplos… e, se for o caso, as melhoras!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER