FYI

Homens: xixi em pé ou sentados?

homens: xixi em pé ou sentados? - mileniostadium
Créditos: DR

Se quem me está a ler é homem, é muito provável que já tenha ouvido falar alguma vez na sua vida que fazer xixi sentado é “coisa de menina”, verdade?

Na maioria das culturas do Ocidente, os homens crescem a ser ensinados que devem urinar em pé e a disposição dos urinóis nas casas de banho costuma colaborar para que isso aconteça. Mas, em termos de saúde, qual das duas opções será, na verdade, a melhor para os homens? Vamos hoje descobrir quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas práticas e como estas podem influenciar na saúde da bexiga dos homens no seu futuro.

Embora urinar de pé tenha sido tendência durante séculos e séculos, as coisas parecem ter mudado aos poucos nas últimas gerações. Uma pesquisa realizada em 2007 apontava que uma marca (impressionante) de 42% dos homens entrevistados tinham assumido que fazem xixi sentados na maior parte do tempo.

Considerando que os smartphones se tornaram cada vez mais relevantes no nosso dia a dia, é bem provável que esta percentagem tenha aumentado, com cada vez mais pessoas a usar o telemóvel enquanto estão sentadas na sanita. Para alguns, sentar-se na hora de ir à casa de banho é apenas um hábito criado para as horas em que essa pessoa se sente mais cansada.

Entretanto, para os mais apressados, urinar de pé fornece uma maior agilidade e pode diminuir o tempo que cada pessoa gasta na casa de banho. Mas vale ressaltar que cada uma dessas “técnicas” exerce efeitos diferentes sobre a bexiga a longo prazo e é preciso prestar bastante atenção.

Relaxamento dos músculos

homens - mileniostadium
Créditos: DR

Por norma, a capacidade máxima de uma bexiga masculina é entre 300 e 600 ml. Caso o órgão esteja a funcionar corretamente, nós costumamos ir à casa de banho quando a bexiga atinge até dois terços desse espaço. Para isso, temos de ter um sistema de controlo nervoso (que avisa quando precisamos de urinar) intacto e que segue as necessidades até ao momento apropriado.

Quando estamos numa posição confortável, os músculos da região ficam relaxados, fazendo com que a bexiga se contraia e esvazie. É por isso que não é considerado saudável forçar a urina. Porém, os homens com problemas no trato urinário costumam ter maior dificuldade para realizar esse processo e poderiam beneficiar do facto de fazer xixi sentados. Mas por que motivo? Essa posição possui um perfil urodinâmico mais favorável, o que significa que a urina consegue sair do corpo com mais facilidade. Também existem teorias de que essa posição contribui para a prevenção de casos de cancro de próstata, mas ainda não há estudos que comprovem essa afirmação.

Higiene

Na verdade, para os homens completamente saudáveis, não existe uma grande diferença entre fazer xixi sentado ou de pé. Mesmo assim, outro argumento pode ganhar: a higiene pessoal. Quando paramos para pensar, urinar sentado é uma prática que os homens poderiam adotar para deixar as casas de banho muito mais limpas.

Assim, muitos evitariam errar enquanto tentam acertar na sanita (um desespero para as mulheres que vão usar a casa de banho a seguir) e criar poças no chão ou deixar resíduos de urina na tampa da sanita. Existem, aliás, diversos estabelecimentos pela Europa com os comerciantes que já têm colocado placas para que os clientes só utilizem a sanita sentados e não em pé.

 

Kika/ FYI

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER