Portugal, o melhor país do mundo!
Falo-vos de Portugal e desde Portugal!
É com grande orgulho, o orgulho de se ser português, que escrevo acerca deste país que só é pequeno na sua dimensão, mas grande nas suas gentes, nas suas tradições, na sua história. Com quase 1000 anos de história, sendo o país que mais cedo fixou as suas fronteiras na Europa, por onde passaram celtas, iberos, cartagineses, romanos, muçulmanos. Todos nos deixaram o seu legado, e o seu legado somos nós!
Navegamos o mundo que até aí era desconhecido, partilhámos esse mesmo mundo desconhecido, dividimo-lo, descobrimos mais, e demos a conhecer, e povoamos, e crescemos no meio de outros povos, assim como eles no meio de nós!
Somos tudo isto, esta fusão de gentes, etnias, credos, saberes e mundos. Tudo isso somos nós! Talvez por tudo isto se diga que ninguém sabe receber tão bem como o povo português. Simpático, afável, prestável e muito importante, pacifico, temos todos os ingredientes para sermos sim, o melhor país do mundo!
Tamanha é a sua diversidade e oferta, que neste mundo tão global, onde as gentes correm para novas experiências, Portugal ganhou nos últimos anos todos os galardões possíveis que o catapultaram para número um do pódio, entre os muitos outros países do mundo.
No presente ano, tão diferente e tão atípico, Portugal foi eleito, pelo quarto ano consecutivo, o Melhor Destino da Europa naquele que é um dos maiores galardões do mundo, na área do turismo, os World Travel Awards.
Da extensa lista de prémios Portugal arrecadou 26, entre eles a cidade do Porto, com o galardão de Melhor Destino Escapada Urbana (“City Break”) da Europa, e Lisboa eleita como melhor destino e porto de cruzeiros. Depois das distinções de 2012 e 2014, em 2017 a cidade do Porto volta a ser eleita, pela terceira vez, o melhor destino europeu, eleição essa onde “Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo”.
Em 2020, na corrida com outras 19 cidades europeias como local de eleição de férias, o Porto conquista o galardão, ultrapassando destinos como Paris, Roma, Madrid ou Viena. Também o Algarve voltou a ser o melhor destino de praia, a Madeira o melhor destino insular e os Açores foram distinguidos com o óscar europeu do turismo de aventura.
Já na hotelaria, hotéis únicos, diferentes no conceito, na oferta e nas experiências que proporcionam, salpicam todo o país e regiões autónomas. O Belmond Reid’s Palace do Funchal, considerado o Melhor Hotel de Luxo da Europa. O Pestana Porto Santo, na ilha do mesmo nome, ganha o prémio de Melhor Resort Tudo-Incluído. Na maravilhosa costa alentejana, até há poucos anos ainda desconhecida, mas felizmente ainda preservada e crua, o Sublime Comporta vence na categoria de Melhor Boutique Hotel. Em Lisboa, em pleno centro da cidade, na sua zona mais nobre, o Valverde Hotel exibe o galardão de Melhor Boutique Hotel de Luxo. Também em Lisboa o Melhor Hotel Design, o 1908 Lisboa Hotel. Já na categoria de Melhor Hotel Urbano do Mundo, o Memmo Príncipe Real, com esplanada exterior e uma pequena piscina, distingue-se por não ser apenas um hotel para os turistas — os locais são sempre bem-vindos, mesmo que não seja para passar a noite num dos quartos. Descendo de novo ao Alentejo, mas agora ao interior, o L’AND Vineyards vence o prémio para Melhor Hotel de Enoturismo! Cheers!! Voltando à costa alentejana, o Restaurante Sal, na praia do Pego, na Comporta, é considerado o Melhor Restaurante de Praia do Mundo pelos leitores da revista de viagens Condé Nast. Acabamos com a cidade dos Arcebispos, eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021, em Braga, como vos falei no artigo sobre Braga.
Aliado a tudo isto, o povo, a gastronomia, os dias de sol, a segurança, haverá dúvidas que somos o melhor país do mundo? Venha experienciar Portugal!
Luísa Silva Geraldes/MS
Redes Sociais - Comentários