Uncategorised

Rúben Correia trouxe Bandeira da Caridade a Toronto

IMG_6824

 

A Irmandade das Festas da Caridade da vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores foi criada a 23 de maio de 1875, com o propósito de celebrar o Divino Espírito Santo, dando auxílio aos mais necessitados.

Esta vila açoriana, conhecida como uma das mais carenciadas da Europa, vê nesta festa uma forma de convívio, mas, sobretudo, de partilha. O responsável pelas festas, designado por “Mordomo”, dá esmolas aqueles que mais necessitam, distribuindo pão, carne, massa sovada e vinho por centenas de famílias da freguesia, no total de mais de mil pessoas. Além destas “pensões” como são chamadas as esmolas, durante a semana das festas, que decorrem no mês de maio (no próximo ano), são vários os momentos de partilha de comida e bebida pela população, como por exemplo as “ceias de criadores” e as tradicionais sopas do Espírito Santo, que são oferecidas à população e escolas de Rabo de Peixe. Só no ano passado foram distribuídos perto de 10 mil quilos de carne.

 

52faa692-c352-4ed3-b56a-030d013675e2 IMG_6817

 

Estas festas, de cariz religioso, têm efetivamente na caridade o seu desígnio maior. Daí que, este ano, o Mordomo Rúben Pacheco Correia, esteja a fazer uma caminhada pela diáspora açoriana. De sublinhar que Rúben Correia é um jovem com apenas 26 anos e é, por isso, um dos mais jovens Mordomos das Festas da Caridade de sempre. O objetivo da vinda ao Canadá insere-se nessa ideia de trazer a Bandeira da Caridade aos emigrantes que tanto colaboram com estas Festas há dezenas de anos e angariar fundos que no próximo ano, 2024, se irão transformar em esmolas de carne e pão para as famílias mais carenciadas da vila de Rabo de Peixe. De referir que foi a primeira vez que esta Bandeira da Caridade visitou o Canadá em 150 anos de história (outro Mordomo já tinha trazido ao Canadá a Bandeira inicial dentro de um quadro).

No domingo, dia 22 de outubro, o Pearson Convention Centre juntou todos os quiseram celebrar o Espírito Santo com o Mordomo das Festas da Caridade que se fez acompanhar nesta viagem a Toronto pelo pároco de Rabo de Peixe, Pe. Nuno Sousa e pela sua mãe. A animação foi garantida pelo grupo musical Unique Touch e ainda pela Dispensa Bailinho de Rabo de Peixe 2023.
A Bandeira da Caridade, como é conhecida nos Açores, quebra barreiras sociais e une todos num só objetivo de solidariedade e caridade. Ninguém ficou indiferente na passagem da bandeira pela sala.

Matthew Correia

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER