Uncategorised

A Assembleia Legislativa do Ontário proíbe os keffiyehs e o primeiro-ministro apela à sua revogação

Créditos: Patricia De Melo Moreira/AFP

A Assembleia Legislativa do Ontário proibiu o uso de keffiyehs, tendo o seu presidente afirmado que os lenços são uma “declaração política”, enquanto o primeiro-ministro e os líderes da oposição apelam a uma inversão da medida.

Numa mensagem de correio eletrónico enviada na quarta-feira, o Presidente da Assembleia Legislativa, Ted Arnott, afirmou que a legislatura já tinha restringido o uso de vestuário destinado a fazer uma “declaração política explícita” porque defende uma “prática normal de decoro”.

“O Presidente da Câmara não pode estar ciente do significado de cada símbolo ou padrão, mas quando os itens são chamados à minha atenção, há uma responsabilidade de responder. Após uma investigação exaustiva, concluí que o uso de keffiyehs atualmente na nossa Assembleia pretende ser uma declaração política. Por isso, como Presidente da Assembleia, não posso autorizar o uso de keffiyehs com base nas nossas convenções de longa data”, afirmou Arnott numa mensagem de correio eletrónico.

A mensagem de correio eletrónico de Arnott não fornece pormenores sobre quem chamou a sua atenção para os keffiyehs ou quando. O primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, disse numa declaração na terça-feira à noite que não apoia a proibição e que a decisão foi tomada pelo orador e por mais ninguém.

“Não apoio a sua decisão, uma vez que divide desnecessariamente o povo da nossa província. Apelo ao Presidente da Câmara para que anule imediatamente a sua decisão”, afirmou Ford na declaração. Os keffiyehs são um lenço vulgarmente usado entre os árabes, mas têm um significado especial para o povo palestiniano.

Os líderes do NDP e do Partido Liberal também apelam à revogação da proibição

A líder dos liberais do Ontário, Bonnie Crombie, também apelou à revogação da proibição na quarta-feira à noite. “Aqui no Ontário, temos um grupo diversificado de pessoas de muitas origens. Esta é uma altura em que os líderes deviam procurar formas de unir as pessoas e não de nos dividir ainda mais. Exorto o Presidente da Câmara Arnott a reconsiderar imediatamente esta medida de proibição do keffiyeh”, afirmou Crombie.

A líder do NDP do Ontário, Marit Stiles, instou Arnott a reconsiderar a proibição numa carta de 12 de abril dirigida ao Presidente da Assembleia, afirmando que a considera inaceitável.

“A Assembleia sempre permitiu que os deputados, os funcionários e os convidados celebrassem abertamente a sua cultura, incluindo o uso de vestuário tradicional que representa a sua história, cultura ou fé, e não creio que seja sua intenção alterar esse precedente”, afirmou Stiles.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER