Temas de CapaBlog

Carros elétricos: Como funcionam as apólices de seguros?

carros eletricos - milenio stadium

 

A indústria automobilística está em processo de mudança. Isso acontece num nível mundial e o Canadá, claro, não está de fora desse cenário. Os carros elétricos são a tendência para o futuro e para algumas pessoas já são uma realidade. Apesar de ainda serem caros para a maioria da população, representam apenas 2% do total da frota de veículos canadianos na atualidade, a promessa é de que no futuro serão peças fundamentais nessa nova indústria automobilística e governos, fabricantes e empresas de componentes e acessórios já se organizam para marcar nome nesse cenário.

A expectativa do Governo canadiano é de que até 2035 os carros movidos a combustíveis fósseis sejam totalmente substituídos pelos elétricos. Na semana em que o Milénio Stadium se dedica a esse assunto, fomos entender mais e saber como atualmente está esse mercado e suas ramificações, numa entrevista com Patrick Vieira, CEO da Vieira & Associates Insurance Brokers Ltd, já que a aquisição de uma apólice é um passo obrigatório a todos que pretendem conduzir um veículo nesse país. Ele nos explica mais como funciona atualmente a política de seguros para esses automóveis, se existem e quais são as diferenças e benefícios, a adesão de clientes a essa tecnologia e avalia como o setor está a se preparar para esse futuro na indústria automobilística.

Patrick Vieira_Vieira-Insurance-2021-11-Passport-6Milénio Stadium: Quantos clientes da empresa de vocês possuem um veículo elétrico? A empresa tem notado um aumento neste grupo específico?
Patrick Vieira: Até agora, o número de clientes que tem seguro conosco e que possuem veículos totalmente elétricos (EV) é inferior a 3% do total de nossa carteira de seguros de automóveis. Durante o último ano, notamos uma oferta mais ampla de produtos dos fabricantes de veículos. Dito isto, espero que até 2025, 10% de nossos clientes de automóveis tenham pelo menos um EV em sua residência; até 2030, espero que 25%-30% de nossa clientela de automóveis sejam proprietários de EV’s. A vida útil de um veículo médio no Canadá é de 12,88 anos, é seguro dizer, certamente levará algum tempo para eliminar completamente os veículos a gás, que ainda hoje fazem a maioria das vendas de carros novos.

MS: Embora esteja em expansão, o mercado de veículos elétricos ainda não é a maioria no país. A cobertura de seguro é diferente entre um carro movido a combustível fóssil e um elétrico?
PV: A Política de Automóveis de Ontário (OAP1) padrão é a mesma para um carro a gasolina, assim como para um EV. Espero que haja alguns ajustes nessa política no futuro para permitir a limpeza da poluição, pois os veículos elétricos podem ter uma limpeza complicada do fluído da bateria após grandes acidentes de carro, mas, novamente, os veículos de combustão também descarregam fluídos quando envolvidos em grandes acidentes, então só o tempo irá dizer. Por enquanto, não há diferença entre a apólice de seguro de veículos elétricos e a combustível fóssil. As taxas de seguro e os preços variam de veículo para veículo, e geralmente não posso dizer que os veículos elétricos custam mais ou menos para serem segurados, pois as taxas de seguro hoje dependem muito mais de quem será o condutor do veículo do que do próprio veículo em si.

MS: Há algum desconto disponível especificamente para clientes com carros elétricos?
PV: A maioria de nossos parceiros de seguros da Vieira & Associates introduziu o “Green Vehicle-Discount” como parte de seus esforços para reduzir as emissões de carbono. O CEO da Aviva Canada, Jason Storah; recentemente anunciou que eles planejam atingir zero emissões até 2030, o que é bastante ambicioso. A maioria das seguradoras com as quais trabalhamos estão oferecendo alguma forma de desconto “Veículo Verde”, o que eu acho ótimo.

MS: Qual é a desvantagem de possuir um carro elétrico?
PV: Na minha opinião, possuir um veículo elétrico ainda não é para todos, pois há muitos pontos negativos e inconvenientes que precisam ser melhorados. Ao comprar um EV os consumidores devem considerar estes inconvenientes, tais como a devolução de um veículo após seis meses, pois não se adequa ao seu estilo de vida por ser caro. Na lista abaixo pontuo os inconvenientes dos E.V. e as coisas e fatos a serem considerados:

*Distância percorrida pelo carro com a carga completa: No Canadá, esse quesito pode aumentar ou diminuir até 30% durante os meses de inverno e verão. Nosso clima quente e frio tem um grande efeito sobre potência dos veículos. Por exemplo, ter que parar para “dar carga” quando se esta no meio de uma viagem com as crianças e o cão no carro pode ser irritante. Os proprietários de EV chamam isso de “ansiedade de alcance” e relataram que dirigir longas distâncias com seu EV pode ser um desafio.

*Custo do veículo – Atualmente, o custo médio de um veículo elétrico é superior a 60 mil dólares, o que significa que é caro e está fora do alcance de muitos consumidores. Mesmo quando se considera a economia de combustível, o custo inicial pode ser um empecilho para muitos compradores. Se seu orçamento para um carro novo é de $ 60 a $ 80 mil, há muitas opções de veículos elétricos; no entanto, as opções de veículos EV com valores abaixo de $ 40 mil são bastante limitadas.

* Rede de recarga – Isto é importante; o consumidor tem acesso a uma rede de recarga em sua casa ou trabalho e qual é o custo de instalação nesses locais? Se você estiver alugando um imóvel, o locador irá instalar um carregador de carro elétrico trifásico e quanto um eletricista irá cobrar para instalar um carregador próprio seja na sua casa ou no trabalho? Muitos centro comerciais, já possuem uma rede de carga, mas vai levar algum tempo para expandir essa rede. Há também perguntas sobre o tempo ou não, se nossa rede elétrica pode lidar com a demanda de fornecer uma carga diária para milhões de carros.

*Capacidade de reboque – os EV têm problemas de alcance ao rebocar trailers, as caminhonetes EV ainda não são uma opção viável para frotas de construção, percorrer longas distâncias e fazer entregas locais. Neste ponto, é ambicioso esperar que estes operadores de frota reduzam suas emissões de carbono em 50% ou até 100% até 2035. Ainda temos que ver caminhões EV viáveis para uso comercial. Acho que muitos dos fabricantes têm trabalho a fazer dentro desse universo de veículos elétricos e seus usos praticamente no contexto da aplicação comercial

*Mineração de lítio. Este é um assunto que muitas pessoas não gostam de discutir, mas há preocupações ambientais com relação à mineração de matérias-primas necessárias para a produção de EV-Battery. A mineração da produção de lítio não é o processo mais limpo, que é o principal motivo pelo qual estamos nos afastando dos combustíveis fósseis. Acho que os proprietários de EV devem, no mínimo, estar cientes desta questão, pois ela continuará a persistir até que os engenheiros desenvolvam práticas de mineração mais limpas. Fato interessante; Portugal é o maior país produtor de lítio de toda a Europa!

MS: O que um cliente deve considerar ao optar pela compra e seguro de um carro elétrico?
PV: Os clientes devem considerar todos os fatos acima ao fazer uma compra de um veículo elétrico. Se o orçamento de seu novo veículo estiver acima de $50 mil, você dirige principalmente na cidade, não está rebocando e tem acesso a uma rede de recarga sólida; ter um veículo elétrico pode ser uma experiência muito positiva. Há muitas publicações on-line que os consumidores podem utilizar como um recurso útil.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER