Portugal

Vacina portuguesa no mercado em 2022

Cantanhede, 21/11/2020 – Laboratório da Immunethep, em Cantanhede, está a estudar vacina covid.
(Maria João Gala /Global Imagens)

Ensaios clínicos em humanos estão previstos para o segundo semestre.

A empresa portuguesa Immunethep, com sede no Biocant Park, em Cantanhede, está a trabalhar numa vacina para a covid-19, estando, nesta fase, a ser acordada com as entidades reguladoras a fase de ensaios clínicos em humanos. A vacina deverá estar no mercado no início de 2022.

“Neste momento estamos na fase de testes a animais, tendo havido reação dos anticorpos criados pela vacina ao vírus. Esperamos começar os ensaios em humanos no segundo semestre de 2021, com cerca de duas mil pessoas”, descreve ao JN o CEO da Immunethep, Bruno Santos.

O processo de recrutamento de pessoas para os ensaios humanos será feito em conjunto com entidades que já fazem esse trabalho, sendo que, segundo Bruno Santos, é do interesse da Immunethep que todo o processo decorra em Portugal.

Segundo o responsável científico da empresa, Pedro Madureira, a vacina portuguesa tem três particularidades relativamente às três vacinas já aprovadas. “Focamo-nos no vírus como um todo e não só em algumas moléculas, uma vez que, quanto mais moléculas do vírus forem conhecidas, mais facilmente se combatem as suas mutações. Para além disso, a vacina pode ser inalada, visto que os pulmões são onde queremos que haja maior imunidade. A terceira particularidade é a utilização de um adjuvante, o mesmo que foi usado em 2004, aquando da primeira pandemia de Sars-Cov”, descreve.

Leia mais em JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER