Augusto Bandeira

Não acreditem em ouro onde nem bronze se consegue tirar

selective-focus-of-golden-stone-on-grey-marble-and-2023-11-27-04-53-15-utc

 

Cuidado com os mentirosos que vão sair à rua, os debates começam em breve e espera-se ar quente, conversas e temas picantes.

Desde muito novo que ouvi dizer que a política é suja e que dos políticos no ativo, isto é que fazem da política profissão, em cada dez palavras, oito são mentira. Convençam-se de uma coisa, nada vem ter às mãos do cidadão gratuitamente e, melhor, ainda ninguém dá nada a ninguém sem que haja um esforço para se ter direito a qualquer coisa.

Olhem para uma governação do país como se fosse a das nossas casas – ou se faz uma boa gestão ou não se passa do zero. Tudo é possível através de trabalho, dedicação, esforço e uma boa gestão. Acima de tudo muita honestidade! Para se comprar há que primeiro saber de onde vai vir o dinheiro para as despesas, não é só pensar em ter, ou receber um subsídio. Ninguém pode prometer levar a família de férias, ir ao restaurante, dar prendas aos filhos etc., prometer isso qualquer cidadão sabe, mas será que todos pensam primeiro em gerir os gastos e saber como vão poder fazer tudo isso, especialmente, antes de se prometer?

Tudo é fácil quando se fala e promete a um grupo de pessoas com mais dificuldade de compreensão, de saber ver a realidade, de como se pode… isto para, em poucas palavras, vos dizer que a campanha eleitoral está à porta, mas os partidos já começam a levantar o véu sobre os programas eleitorais. Cada um começa a tentar adoçar a boca do eleitor como pode. Muitos lá vão abrindo a boca e em cada 10 palavras, infelizmente, oito são mentiras. Então, reparem bem e façam contas e analisem o que alguns têm vindo a prometer, se estiveram lá oito anos e nada do que se promete agora foi feito… sabem porquê? Porque não é possível. Acreditem que isto é vender banha de cobra para captar o Zé Povinho que espera receber sem trabalhar, isso não existe, e melhor análise podem fazer porque não têm programa ou explicação de como vai ser possível, isto é, onde vão arranjar o dinheiro. Como alguém disse, só se descobriram um poço de petróleo. Mas também há aqueles a quem, podemos chamar “chega para lá”, sim “chegar para lá” porque o próprio líder não quer falar do programa, porque fala zero de tudo e, na realidade, não tem nada para apresentar. Numa entrevista que deu na SIC, acabou-se por descobrir que uma proposta da sua campanha eleitoral tem um custo de 11.5 mil milhões de euros, isto significa 4.5% do PIB “produto interno bruto”. Mas isto cabe na cabeça de alguém? E anda a juventude apaixonada pelo Tik Tok do “chega para lá”, onde está a inteligência de certas pessoas, será que acreditam no pai natal?

Se há casos em que as pessoas se molham, mesmo usando um guarda-chuva, é porque se está no poder há muito tempo, por isso defendo que um político muito tempo na gaiola ganha vícios e é mau para o país ou para a instituição que representa. Deve haver mudanças, as mudanças são saudáveis, mas não acreditem em ouro onde nem bronze se consegue tirar. Os senhores/as que estiveram lá dentro, nos últimos anos, não têm ideias, esgotaram-nas completamente e as que apresentam são fracassos para o futuro do país. Os que têm influenciado muita gente através do Tik Tok, podem considerar-se pessoas sem cédula, falam, falam, e não dizem nada. O que têm dito é zero. Em tudo! Andaram à pesca e lá pescaram alguns que são considerados agarrados ao poder e como se deve escolher por competência e não por favorecimento ou negociatas. Procuraram casa para lhes tentar dar um tacho, porque na casa onde estavam não se promete, nem se negoceia, é por competência. Esses? Não se perde nada! é um favor irem. Em democracia devemos aceitar isso e, neste caso, só se lhes retira amizade política. Nunca se viu tanto ignorante a dar uma chapada e, de seguida, dar um beijo para conseguir um lugar sentado e viver sem fazer nada.

Meus caros infelizmente é disto que se vê hoje por todo lado. Quando nós precisamos de sangue novo e pessoas a falar a verdade, a explicar e não a prometer o que se não consegue dar. Felizmente temos essa pessoa, que tem andado de cabeça erguida a dizer as verdades, que promete e sabe como é possível conseguir passar para prática, esse é Luís Montenegro, da AD, que tem prometido com clareza e muita calma, o que promete explica como vai ser possível concretizar.

Estejam atentos ao que aí vem, mas que os aflitos vão prometer sem saber explicar de onde vão vir as receitas e como será possível a concretização, isso vai ser o forte. Só acredita em pessoas, que está provado que são excelentes mentirosos, quem não estiver atento. Basta ver o passado recente e os casos onde estiveram envolvidos, para tirar conclusões e abrir os olhos, ou o povo é incrédulo e gosta de porrada seca. No dia 10 de março mostrem a vossa capacidade de inteligência e o gosto que têm pelo país.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER