Mundo

OMS acusa Elon Musk de divulgar “fake news” nas redes sociais

FILES-US-INTERNET-SOFTWARE-TWITTER-MUSK
(FILES) In this file photo taken on February 10, 2022 Elon Musk gestures as he speaks during a press conference at SpaceX’s Starbase facility near Boca Chica Village in South Texas. – Twitter owner Elon Musk on March 17, 2023 put out word that he will make public the long-secret algorithm for recommending tweets. The code used for recommending the posts suggested to users will become “open source” at the end of March, Musk said in a tweet of his own. (Photo by JIM WATSON / AFP)

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusou, esta quinta-feira, o patrão do Twitter, sem o nomear, de divulgar “fake news”, por apelar aos países a “não cederem a sua autoridade” no acordo internacional para combater as pandemias.

“Os países não devem ceder a sua autoridade à OMS”, escreveu Elon Musk na sua conta no Twitter, referindo-se ao debate em curso na agência da ONU quanto a um eventual acordo para ajudar os países a prevenir e combater as pandemias.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, respondeu, também no Twitter: “Os países não vão ceder soberania à OMS.” “O acordo sobre pandemias não vai mudar isso. O acordo ajudará os países a protegerem-se melhor contra as pandemias. Ajudar-nos-á a proteger melhor as pessoas, vivam elas em países ricos ou pobres”, disse.

Mais tarde, Tedros voltou ao assunto na abertura da conferência de imprensa semanal sobre questões de saúde global, considerando “desinformação” o que circula nas redes sociais sobre o acordo. “A alegação de que, com o acordo, se cede poder à OMS é simplesmente falsa. São ‘fake news'”, acrescentou.

O diretor da OMS disse ainda que “são os países a decidir o que estará no acordo e só eles”, e que vão “adotar o acordo segundo as suas próprias leis”.

No início de março, Tedros Ghebreyesus afirmou que os Estados-membros da OMS iriam iniciar, em breve, negociações de um acordo sobre partilha de informação e acesso às vacinas entre países, reforçando-se a capacidade de cada país na deteção, alerta e resposta a pandemia, como a de covid-19.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER