Ontário torna o currículo indígena obrigatório do 1.º ao 3.º ano
Um dia antes do Canada’s National Day for Truth and Reconciliation, o Governo do Ontário anunciou alterações ao currículo escolar. O Governo de Doug Ford quer que os alunos do 1.º ao 3.º ano aprendam mais sobre a história indígena nos próximos dois anos.
O ministro da Educação de Ontário explicou esta quarta-feira (29) que o objetivo é corrigir a atual lacuna que existe no ensino e acrescentar programas sobre os povos indígenas no currículo escolar.
Da lista de novos conteúdos académicos consta o papel da família e da luta nos First Nations, nas comunidades Métis e Inuit. Os alunos também vão ficar a saber mais sobre a ligação que os povos indígenas têm com a terra e sobre as antigas escolas residenciais. O Governo de Ford vai ainda oferecer a opção de escolher o Inuktitut como língua de ensino primário.
Todas as mudanças constam do Truth and Reconciliation Commission’s Call to Action. Stephen Lecce lamentou que durante mais de um século o governo tenha retirado as crianças indígenas das suas famílias e explicou que o novo programa escolar da província pretende enriquecer os alunos sobre a história e a cultura indígena.
O Governo de Ontário também vai investir mais de $23 milhões na educação indígena como parte do compromisso de reconciliação e prometeu disponibilizar mais de $3 milhões durante três anos para reforçar parcerias com os Chefes de Estado de Ontário e as Organizações Territoriais Provinciais da First Nation.
CP24/MS
Redes Sociais - Comentários