Premier de BC vai abandonar o cargo no Outono
O Premier da Colúmbia Britânica, John Horgan, anunciou ontem que se ia demitir no Outono. Horgan disse que depois de ter sido diagnosticado com um novo cancro já não tem a mesma energia para realizar o seu trabalho.
O atual Premier tem 62 anos e em novembro foi diagnosticado com cancro na garganta. Apesar de as 35 sessões de radioterapia terem resultado, Horgan disse que não se ia comprometer com mais 6 anos de trabalho.
A decisão não foi fácil e resultou de um período de reflexão. Horgan vai continuar a servir os residentes de BC nos próximos meses, inclusive como líder do Conselho da Federação, cuja próxima reunião acontece em julho em Victoria e disse que a prioridade para este encontro é assegurar que Otava se compromete a ajudar as províncias na resolução da crise dos cuidados de saúde. Horgan tem liderado o NDP desde que foi aclamado como líder em 2014. Três anos depois formou um governo minoritário com o apoio do Partido Verde. Horgan convocou uma eleição rápida em Outubro passado durante a pandemia e ganhou um governo maioritário.
O Primeiro-Ministro, Justin Trudeau, agradeceu no Twitter os vários anos de serviço público de Horgan, a sua ambiciosa acção climática, as suas iniciativas no combate à pandemia e a sua luta para a diminuição dos custos com creches. Tanto o Premier de Saskatchewan e de Alberta elogiaram Horgan apesar das suas divergências políticas.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários