Canadá

O’Toole diz que o tempo de liderança chegou

Milenio Stadium - canada - Erin O'Toole tempo de liderança

Com o atual ritmo da campanha de vacinação nacional e com as eleições a chegarem, a preocupação dos canadianos parece estar agora no plano de recuperação da era pós-pandémica. O governo Liberal de Trudeau prometeu $100 mil milhões para ajudar a criar emprego e riqueza, mas os Conservadores duvidam que a elevada carga fiscal e o grande déficit económico seja capaz de fazer com que as empresas consigam contratar e manter-se à tona da água.

Numa conferência de imprensa dirigida aos media étnicos, o líder do PC, Erin O’Toole, disse na quarta-feira (24 de junho) que o plano de recuperação económica dos Conservadores que assenta em cinco pilares é a única forma de assegurar um futuro aos canadianos. “Em primeiro lugar vamos assegurar 1 mil milhões de postos de trabalho num ano que foi o que perdemos durante a pandemia; em segundo lugar vamos garantir a responsabilização, já chega, vamos limpar a sujeira em Otava e vamos criar as leis de transparência mais duras da história do Canadá, isso vai acabar com os escândalos e os encobrimentos; em terceiro lugar vamos assegurar apoio à saúde mental porque precisamos de um país saudável para ter uma economia forte; em quarto lugar vamos garantir que o nosso país está preparado para uma futura pandemia e vamos assegurar que o Canadá tem capacidade para produzir as suas próprias vacinas em casa; finalmente em quinto lugar vamos equilibrar o orçamento para garantir que em dez anos a economia volta a entrar nos eixos”, disse.

O’Toole acusou o PM Justin Trudeau de não ter qualquer experiência no ramo empresarial e prometeu um programa voltado para as pequenas empresas para ajudá-las na reestruturação, recuperação e sobrevivência.

“2/3 dos canadianos trabalham em pequenas empresas ou estão envolvidos de alguma forma com uma pequena empresa. Os outros partidos querem tornar o CERB num subsídio permanente, mas os Conservadores são completamente contra. A comunidade portuguesa é um bom exemplo de que é preciso trabalhar duro, e alguns de vocês até criaram empresas e criaram postos de trabalho”, explicou.

A proposta dos conservadores passa também por apoiar mais determinados sectores da economia, nomeadamente aqueles que precisam de ajuda para crescer e uma das hipóteses é reduzir impostos para empresas do ramo da tecnologia de ponta e criar incentivos para as empresas contratarem novos funcionários.
O líder dos Conservadores criticou também a atuação do governo nos aeroportos e disse que os Liberais falharam porque não criaram um serviço eficaz de testes rápidos à COVID-19 e erraram ao não cancelar rapidamente voos de destinos onde surgiram novas variantes mais perigosas e mais transmissíveis.

Sobre o ataque de London, Ontário, que matou quatro pessoas de uma família muçulmana e a que o Milénio Stadium dedicou a edição da semana passada, O’Toole disse que o PC tem de refletir o Canadá de hoje e por isso alguns dos seus candidatos pertencem à comunidade muçulmana. “Ninguém deve ter medo de sair à rua no Canadá, independentemente da sua origem ou religião”, sublinhou.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER