Canadá

Os desafios da religião

8.8% dos canadianos não tem religião

Segundo a enciclopédia canadiana, de acordo com os censos de 1971, quase 90% da população do país identificava-se como sendo católica. No entanto, os censos de 2011 mostram que apenas 39% se identifica como católico romano e 27% como protestante. Mas a análise não se fica por aqui. Se em 1971 cinco por cento da população não tinha qualquer religião, em 2011 aqueles que não acreditam em nenhum Deus são cerca de 24%.

Com a imigração do século XIX e XX o fenómeno da religião mudou muito no Canadá. Nos anos 80 religiões como o judaísmo, o budismo, o hinduísmo ou até o islamismo já estavam representadas nesta antiga colónia inglesa e francesa. Em 2011, de acordo com os censos, 8.8% da população canadiana já tinha outra religião que não o cristianismo.

Na Europa o cristianismo continua a ter um grande peso. Portugal é o país da Europa ocidental em que uma maior percentagem da população se identifica como cristã, cerca de 83%. Um número superior ao de Itália (80%) e da Irlanda (80%). Os dados são de um estudo conduzido pelo Pew Research Center que envolveu mais de 24 mil entrevistas telefónicas em 15 países da Europa Ocidental entre abril e agosto de 2017.

Estima-se que a cidade do Vaticano, onde está sediada a igreja católica, seja um dos Estados mais ricos do mundo. A cidade tem 0,44 Km2 e tem pouco mais de 800 habitantes. A igreja é dona de 30% dos imóveis de Itália e em 2011 terá gasto cerca de 308 milhões de dólares. O dinheiro entra nos cofres da igreja através de doações de fiéis, aluguer de imóveis e investimentos.

Esta semana o Milénio Stadium foi perceber como as igrejas sobrevivem e como lidam com o fenómeno da pedofilia que as assombra há séculos. Entrevistámos um representante da Igreja Testemunhas de Jeová e tentámos chegar à fala com a Igreja Universal do Reino de Deus e com a Igreja Cristo para Todas as Nações, mas ambos declinaram e entrevista.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é evangélica e foi criada em 1977 no Brasil. Segundo a página oficial da igreja, a IURD está presente em 170 países e tem mais de 10 milhões de fiéis. A IURD tem localizações em Portugal (cerca de 130) e no Canadá (9). Em Ontário contam com seis localizações, mas estão também presentes no Quebec (2) e na Colúmbia Britânica.

A Igreja Cristo para Todas as Nações é uma igreja luterana sediada nos EUA que está presente em cerca de 40 países. No Canadá está presente desde 1998 e conta com uma localização em Toronto.

Ken Squires é ancião numa das igrejas Jeovás de Ontário, uma igreja que tem cerca de 9 milhões de seguidores espalhados pelo mundo. No Canadá os Jeovás estão presentes em Ontário e no Quebec e têm localizações na baixa de Toronto, em Mississauga, Brampton, Cambridge e London.

A primeira congregação do Canadá foi criada em 1969. Squires preside às reuniões que acontecem uma vez por semana em Brampton e diz que a maioria dos fiéis são de Portugal continental e ilhas e Brasil. Os Jeovás seguem a bíblia e por isso é-lhes permitido casar e ter a sua própria família. Squires defende que se as outras religiões fossem assim os números da pedofilia poderiam ser menores. “O assunto está a ser tratado pelos tribunais, mas penso que se os padres pudessem casar os casos de pedofilia não iam ser tão comuns. Não digo que fossem desaparecer, mas seria diferente”, disse ao nosso jornal.

Squires lamenta que as pessoas não estejam muito disponíveis para ouvir a mensagem dos Jeovás no dia-a-dia e garante que não tem qualquer remuneração. “Eu sou engenheiro eletrotécnico de formação e para além de ser ancião tenho um emprego normal como toda a gente. E é com esse salário que sustento a minha família e pago as minhas contas. Sou um simples voluntário e na nossa igreja não fazemos peditórios como em outras religiões”, explicou.

O ancião falou sobre a importância da religião no mundo atual. “As profecias estão a acontecer, a bíblia previu esta onda de violência global perto do fim. Deus ensinou-nos a amar o próximo e cada um de nós deve fazer a sua parte, nem que seja segurar uma porta para quem vem atrás”, afirmou. Squares recusa a ideia de que as pessoas se aproximam da religião por medo e assegura que “qualquer religião que não ensina a palavra de Deus engana o seu povo e mantêm-no em cativeiro”.

Squares explicou-nos ainda que a limpeza dos templos é feita por voluntários e que as reuniões duram cerca de uma hora e meia e incluem a participação do público. A igreja Jeová está presente em cerca de 140 países e surgiu em 1870 nos EUA.

O Papa Francisco, a figura maior da igreja católica, tem vindo a público várias vezes nos últimos tempos desculpar-se pelos abusos sexuais de menores que ocorrem no seio da sua igreja e que são divulgados pelos media. Embora a sua posição seja elogiada pela sua abertura e pela sua frontalidade, pelo menos em comparação com os seus antecessores, o certo é que o problema persiste e com ele a sua gravidade.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER