Canadá

As suspensões da polícia de Toronto custaram ao público 1,3 milhões de dólares até agora em 2024

Os contribuintes de Toronto gastaram cerca de 1,3 milhões de dólares até agora em 2024 para pagar os salários de 31 polícias de Toronto suspensos, de acordo com uma base de dados exclusiva compilada pela CBC News, que analisou relatórios sobre centenas de polícias do Ontário que foram mandados para casa sem remuneração depois de terem sido acusados de má conduta ou de violarem a lei.

A investigação recolheu informações disponíveis ao público sobre agentes de 44 departamentos de polícia, incluindo o Serviço de Polícia de Toronto. As suspensões da polícia de Toronto estão relacionadas com uma grande variedade de alegações, incluindo violência com base no género, condução sob o efeito de drogas, fraude, discriminação racial e acusações de consumo de drogas. A maioria dos agentes foi acusada criminalmente.

Os dados da CBC News revelam que, entre janeiro de 2013 e abril de 2024, 119 agentes que trabalham para o Serviço de Polícia de Toronto foram suspensos um total de 130 vezes – alguns mais do que uma vez. Todos foram pagos com o salário completo, o que representa uma fatura total de 31 milhões de dólares para os contribuintes.

A 9 de abril, pelo menos 31 agentes da polícia de Toronto ainda estavam suspensos, 69 voltaram ao trabalho, 12 demitiram-se, cinco foram despedidos e três reformaram-se. A CBC News não conseguiu determinar o resultado dos restantes cinco. A maioria dos polícias foi paga para ficar em casa durante quase um ano, mas quatro foram suspensos com salário durante mais de sete anos.

‘Ridículo’, diz antigo agente da polícia que se tornou político

Os dados basearam-se em informações publicamente disponíveis, compiladas e verificadas através de várias fontes noticiosas, comunicados de imprensa da polícia e da Unidade de Investigações Especiais, bem como registos judiciais e disciplinares. Os Serviços de Polícia de Toronto afirmam que, em média, são efectuadas 30 suspensões por ano, pelo que poderá haver mais suspensões pagas do que as contabilizadas nos números.

Jon Burnside, um conselheiro municipal com assento no Conselho dos Serviços de Polícia de Toronto, disse que o facto de o público ver alguém acusado de um crime grave, fora de serviço, receber dinheiro público durante anos, corrói a confiança.

“É ridículo”, disse Burnside, que foi agente da polícia de Toronto durante cerca de uma década antes de entrar na vida política. “Quando alguém fica sentado a ver televisão durante sete anos, isso afecta realmente a perceção que as pessoas têm da polícia e torna tudo mais difícil para todos.” “A polícia tem uma autoridade especial, poderes especiais, e depende da confiança que as pessoas têm nela e no sistema, e isto prejudica-a realmente”, afirmou.

A CBC Toronto contactou defensores, académicos, políticos e dirigentes de organismos policiais de Toronto para comentarem as conclusões. A maioria dos que concordaram em falar disse que apoiava qualquer medida suscetível de retirar o salário dos polícias enquanto estivessem suspensos. Mas, embora a legislação recente possa retirar o salário dos agentes suspensos em situações limitadas, muitos afirmaram que essas situações são demasiado limitadas para melhorar significativamente a confiança e a responsabilidade do público.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER