Local

Toronto Caribbean Carnival Grand – Parade Diversidade e cultura vivem aqui

[metaslider id=107836]

 

Uma das maiores formas de manifestação  cultural do Caribe esteve em plena exibição no sábado, 5 , quando o Toronto Caribbean Carnival Grand Parade, o maior evento do maior carnaval da América do Norte, tomou conta do Exhibition Place e das ruas adjacentes da catedral do carnaval da capital de Ontário. 

O desfile do Toronto Caribbean Carnival de 2023 começou às 8 horas da manhã, com espectadores e milhares de pessoas mascaradas de fantasias da época carnavalesca, que se apresentaram no evento durante todo o dia, sendo que este também incluiu apresentações ao vivo adicionais, música, comida e bebidas.

Há 56 anos, a cidade recebe um dos maiores eventos da temporada: o Toronto Caribbean Carnival (TCC, na sigla em Inglês), anteriormente conhecido como Caribana. 

Além de toda euforia do carnaval, a celebração mostra a importância dos festejos para a organização do evento, participantes, líderes comunitários, políticos, e público em geral.

A presidente do Comitê de Gestão do Festival, Jennifer Hirlehey, mostrou-se satisfeita com o resultado do dia: “estamos todos felizes com este momento. A temperatura está do nosso lado, e é possível vermos pessoas mascaradas, muita música, danças, comidas e bebidas tradicionais do Caribe  e não só, e um público presente. Eu posso dizer seguramente que o  espírito carnavalesco está aqui” . 

Entre os milhares de participantes, conversamos com Celine que destacou o evento como um momento de alegria, familiar e de união.  A pequena Ad’ria,  uma das mais novas participantes fantasiadas, mostra-se orgulhosa “eu gosto de celebrar a minha cultura, é um momento maravilhoso e especial”.

Pierre Poilievre, líder da oposição oficial do Canadá, pelo partido Conservador, participou do evento pela primeira vez e disse que “hoje é um dia de celebrar com familiares, amigos e sem esquecer o mais importante: a liberdade. Estamos a celebrar a emancipação, a herança cultural e a contribuição dos canadianos de origem caribenha no nosso país”. 

Quem também conversou com a nossa equipa, foi o líder do Novo Partido Democrático (NDP, na sigla em inglês), Jagmeet Singh, “eu gosto do significado deste momento. Muitas das músicas tocadas hoje falam de liberdade, e união”. Singh, terminou agradecendo à comunidade caribenha “obrigado à comunidade caribenha pela contribuição na construção do Canadá, pela cultural vibrante e histórica que estamos a celebrar hoje”.

Tivemos a oportunidade de ouvir um público curioso, “este para mim foi um dos melhores desfiles de carnaval já visto. Mesmo não sendo do Caribe, eu trouxe minha família para juntos abraçarmos o mosaico cultural de Toronto” confessou-nos Mirela. 

O altamente antecipado TCC, que teve como tema: Diversidade e Cultura Vivem Aqui, deixou um rastro de alegria, música e cultura vibrante no Exhibition Place. Uma dúzia de bandas compostas por mais de 10.000 mascarados dançaram ao longo do Lakeshore Boulevard em uma exibição surpreendente de costumes e cultura. 

O corpo de jurado votou e em  primeiro lugar ficou o Carnival Nationz (líderes da banda Bryce Aguiton e Marcus Eustace), cujo tema foi Vamos dar a volta ao mundo em 100 dias. O segundo lugar foi para o Toronto Revelers (líder da banda Jamaal Magloire) com seus trajes It’s Showtime, e os mascarados do Saldenah Mas-K Club’s Unmasked (líder da banda Louis Saldenah) ficaram em terceiro.

O título de Banda Média/Pequena do Ano foi para a Sunlime Canada com seu figurino Desires (Band Leaders Dwayne Gunness e Ashlyn Dawson).

História do Carnaval de Toronto

O carnaval é realizado anualmente desde 1967, sendo apresentado pela primeira vez como um presente da comunidade caribenha do Canadá, como uma homenagem aos 100 anos do Canadá. Apresentando-se como uma nação multicultural, o Governo canadiano convidou grupos etnoculturais para contribuir com celebrações com representações de sua diversidade étnica. O festival surgiu durante uma época em que muitos residentes do Caribe emigraram para o Canadá após a reforma da imigração do país. 

As raízes deste carnaval  têm ligações com a escravidão e a luta pela emancipação, bem como a influência pan-caribenha pós-colonial dos anos 1960. A tradição secular dos desfiles do Dia da Emancipação dos negros canadianos também é uma influência nos festejos. 

O Festival traz milhões de dólares e empregos

O festival também representa um grande impulso económico para a cidade e para as empresas. O carnaval do ano passado, contribuiu com mais de 3.300 empregos diretos. Também contribuiu com cerca de 465 milhões para a província de Ontário. O Toronto Caribbean Carnival atrai cerca de dois milhões de pessoas apenas para o grande desfile.

Esta tradição caribenha de desfilar pelas ruas reunindo apresentações de danças, fantasias, músicas, artesãos, artistas, comidas e bebidas tradicionais, e um público vibrante e atento, esteve também presente nos dias 3 e 4 de agosto, respetivamente nas competições: King e Queen, uma exibição espetacular de criatividade e esplendor com mais de 50 trajes elaborados centrados em diferentes temas e PAN ALIVE Panorama, uma celebração do Steelband, um elemento simbólico do Carnaval e cada orquestra traz seu próprio estilo único ao mostrar suas proezas técnicas, criatividade e melodias. 

Os festejos não terminaram com o desfile. Um Festival Internacional de Comida e Pan in D’Park com percussão de tambores de metal, aconteceu no domingo (6), no Malvern Park em Scarborough.

A diversidade cultural de Toronto, ficou evidenciada durante os festejos de carnaval.  

Viva a diversidade cultural da linda cidade de Toronto.

“Yuh cyah play mas if yuh fraid powder because, it’s Carnival“ 

Texto e Fotos: Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER