Canadá

Algumas das principais notícias canadianas em 2017

Canadá comemora 150 anos

Este foi um ano histórico para o Canadá, já que o país marcou o 150º aniversário da Confederação com eventos e festividades de costa a costa. As celebrações do Canadá 150 atraíram milhares de pessoas à Colina do Parlamento em Otava, causando filas enormes, com algumas pessoas a ter de esperar várias horas para serem admitidas.

O Canadá 150, todavia, não foi motivo de celebração para todos os canadianos. Muitos povos indígenas dizem que têm poucas razões para comemorar a história da colonização do país, marcada por desapropriação de terras, escolas residenciais índias e assimilação forçada.

Antes das festividades do Dia do Canadá em Otava, ativistas montaram um ‘teepee’ no Parliament Hill para simbolizar as queixas não resolvidas entre muitos povos indígenas neste país.

100.º aniversário da Batalha de Vimy Ridge

Em abril, realizou-se uma cerimónia no Canadian National Vimy Memorial, no norte da França, para marcar o 100.º aniversário da batalha da Primeira Guerra Mundial que matou 3600 soldados canadianos e feriu mais 7000. O primeiro-ministro Justin Trudeau falou na cerimónia, afirmando que aqueles que morreram no Vimy Ridge ajudaram a moldar o Canadá numa nação comprometida com a paz.

Passchendaele, 100 anos depois

Uma delegação oficial do governo do Canadá esteve em Ypres, na Bélgica, de 7 a 12 de novembro para assinalar o 100.º aniversário da Batalha de Passchendaele, que se tornou um símbolo permanente para os canadianos da futilidade da guerra e das vidas humanas perdidas.

A delegação canadiana na Bélgica incluiu representantes de organizações indígenas e de veteranos, descendentes de veteranos de Passchendaele, parlamentares, a Real Polícia Montada do Canadá e jovens que queriam aprender mais sobre o papel do Canadá na Primeira Guerra Mundial.

Gord Downie, 1964-2017

(Chris Wattie/Reuters)

Gord Downie, o líder dos Tragically Hip, que uniu uma variedade diversificada de amantes da música com a sua presença no palco e letras do Canadá, morreu de tumor cerebral em outubro, com a idade de 53 anos.

Downie foi chorado por fãs, políticos e canadianos em toda parte, com um primeiro-ministro Justin Trudeau a afirmar: “somos menos como um país sem a presença de Gord Downie”.

Quer fossem as letras pungentes que fluem através dos seus álbuns recentes ou as palavras sinceras que ele transmitiu em público, o cantor da banda Tragically Hip usou todas as oportunidades nos últimos meses para defender os povos indígenas no Canadá.

A sua esperança de um Canadá melhor é uma das razões pelas quais os editores e os radiodifusores dizem que o selecionaram como Newsmaker do Ano do Canadá pela segunda vez consecutiva.

Colúmbia Britânica em chamas

Foi um ano desastroso para os incêndios no oeste do Canadá, com incêndios que atravessaram a Colúmbia Britânica durante grande parte do verão, levando as autoridades a declarar o estado de emergência que foi prolongado por quatro vezes.

A província disse que cerca de 65 mil pessoas foram forçadas a fugir de suas casas durante o verão, e as chamas causaram danos de centenas de milhões de dólares.

Quebeque debaixo de água

O Quebeque, entretanto, foi atingido duramente nesta primavera por fortes inundações, levando à declaração de estados de emergência em diversas comunidades em toda a província. Mais de 124 cidades e municípios foram afetadas, com cerca de 5000 residências inundadas, forçando a evacuação de cerca de 3600 pessoas de suas casas.

O fundador da Apotex, Barry Sherman e sua esposa, Honey, encontrados mortos

O bilionário canadiano Barry Sherman – fundador do gigante farmacêutico Apotex – e sua esposa Honey Sherman foram encontrados mortos em sua casa, em Toronto, no passado dia 15 de dezembro. A polícia de Toronto diz que o casal morreu de estrangulamento e os investigadores, incluindo alguns da unidade de homicídio da força policial, estavam a tratar o caso como “suspeito”.

Cerca de 10 mil pessoas participaram no funeral do casal em 21 de dezembro, incluindo o primeiro-ministro Justin Trudeau e a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne.

Os requerentes de asilo atravessam o Canadá

O ano de 2017 viu uma onda de requerentes de asilo atravessarem a fronteira dos Estados Unidos para o Canadá, na sequência de uma decisão da administração Trump de retirar o estatuto de proteção para milhares de haitianos. Enquanto as estatísticas mais recentes mostram um declínio nos cruzamentos fronteiriços ilegais, houve 14 467 pedidos de refugiados feitos por pessoas que cruzaram ilegalmente o Canadá entre fevereiro e outubro, e quase metade deles eram do Haiti.

Primeiro encontro do Trudeau com Trump

(Jason Burles/CBC)

O primeiro-ministro Justin Trudeau reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca pela primeira vez em fevereiro, quando os dois discutiram a segurança da fronteira e o comércio, durante a sua primeira conferência de imprensa conjunta.

Andrew Scheer eleito o novo líder do partido Conservador

O deputado de Saskatchewan, Andrew Scheer, foi eleito o novo líder do Partido Conservador do Canadá em maio, obtendo apoio suficiente para ultrapassar os altos números do rival Maxime Bernier, durante uma convenção em Toronto.

Scheer, o mais jovem deputado a servir como presidente da Câmara, prometeu unir o partido juntando as alas conservadoras sociais e fiscais para enfrentar os Liberais nas eleições de 2019.

Julie Payette empossada como o 29.º Governador Geral do Canadá

A ex-astronauta Julie Payette foi jurada como o 29.º Governador Geral do Canadá em outubro, quando instou os canadianos e os cidadãos globais a lutar pelos seus sonhos e unir forças para enfrentar os problemas prementes das alterações climáticas, da migração e da pobreza.

Valérie Plante eleita presidente de Montreal

(Graham Hughes/Canadian Press)

Valérie Plante, do Projet Montréal, conseguiu uma vitória impressionante sobre o político veterano Denis Coderre nas eleições municipais de novembro de Montreal, tornando-se a primeira mulher presidente da cidade. Plante conquistou os eleitores com a promessa de melhorar o transporte público, aliviar os problemas de trânsito e tornar a cidade mais amiga das famílias.

Argos conquistam Grey Cup 2017

Os Toronto Argonauts celebraram a conquista da Grey Cup 2017, após derrotarem os Calgary Stampeders por 27-24. Isso marca o segundo ano consecutivo que os Stampeders alcançaram o melhor registo da CFL, durante a temporada regular, para depois perderem a final, este ano disputada em Otava.

Toronto FC: a melhor equipa de sempre

Dominadores na Fase Regular (12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado), os canadianos controlaram igualmente as operações na altura dos Playoffs, confirmando desta forma o seu estatuto de melhor equipa da história da MLS. A final em casa frente aos Seattle Sounders acabaria por se revelar a desforra perfeita, onde Toronto FC foi novamente superior no relvado, desta feita a níveis estratosféricos. 2-0 foi o resultado final.

Dentro do quadro de honra deste conjunto singular no percurso da competição, podemos encontrar figuras conhecidas como Sebastian Giovinco, Víctor Vázquez, Jozy Altidore ou Michael Bradley, e também outras que vale a pena conhecer, como é o caso do lateral-esquerdo norte-americano Justin Morrow. Segue-se agora a presença na Liga dos Campeões do continente norte-americano, nos oitavos-de-final, frente aos Colorado Rapids. O que poderá acontecer quando a melhor equipa de sempre da MLS entrar numa prova que os emblemas mexicanos conquistam cronicamente?

Carnaval do Caribe de Toronto

Milhares de foliões inundaram as ruas de Toronto com trajes vibrantes e os sons festivos de celebração para o 50.º Carnaval do Caribe em agosto.

Tiroteio mortal em mesquita de Quebec City

Seis pessoas foram mortas e mais de uma dúzia ficaram feridas, depois que um homem atirador abriu fogo numa mesquita de Quebec City, durante as orações da noite de 29 de janeiro. O suposto atirador Alexandre Bissonnette enfrenta seis acusações de homicídio em primeiro grau e seis acusações de tentativa de assassinato e será presente a tribunal para julgamento em março de 2018.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER