ArtesonoraBlog

António Conceição, o pintor a céu aberto

 

Foto Diario de Coimbra
Créditos: Diario de Coimbra

 

O artista plástico António Conceição, nasceu em Cabo Verde, na Vila do Tarrafal, na ilha de S. Nicolau, a 25 de abril de 1970.

É licenciado em Artes Plásticas e Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e tem um vasto currículo com inúmeras exposições individuais e coletivas, vários murais criados em espaço urbano, diversos prémios conquistados, numa carreira pública iniciada em 1987, em Cabo Verde (na exposição coletiva no Centro Cultural Português do Mindelo, “Retratos”), internacionalmente em 1991, em Nova Iorque (Menção Honrosa no Concurso Internacional de Desenho da UNFPA – Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e, em Portugal, no ano de 2002, com uma exposição individual em Vila Nova de Gaia.

António ConceiçãoO gosto da pintura foi maior do que o seu pensamento e trouxe-o até Portugal em 2000, para tirar um curso para aperfeiçoar o dom e a vivência no mundo das artes. Adaptou-se tão bem ao mundo português que criou uma das suas melhores pinturas…criou uma família. Metade de Portugal já tem pinturas murais suas, a maior parte delas ao ar livre. Gosta de trabalhar com pessoas à sua volta e de receber opiniões e os estímulos de quem passa na rua. A mão de António transforma as paredes em autênticos postais e leva-nos numa viagem ao imaginário e a um passado figurativo. As suas roupas de trabalho são coloridas, cheias de restos de tinta que salpicaram de muitas das suas obras pinceladas com precisão e calma, tal e qual como a sua personalidade. Adora retratar, adotou a técnica de pintar a vida e pedaços de história, fazendo as obras pertencerem a quem as aprecia. O passado torna-se o presente.

António espalha lindas cores quase a obedecer a uma voz que vem de dentro- “Pinta, pinta sem parar, de todos os modos possíveis e que consigas “- aquela voz é silenciada e repousa quando a obra acaba. Poucos artistas conseguem fixar numa pintura sentimentos das coisas do mundo, visões que durarão para sempre e comunicam uma emoção profunda.

Para poder retratar o seu imaginário, António tem como suporte antigas fotografias que pintadas ficam como se estivessem abertas diante de nós e em todos os caminhos do mundo. António na verdade é um pintor que não pinta só o que vê, mas o que será visto.

Pinta, tranquiliza o pensamento, acalma a emoção, transfere traços da alma, contempla a vida renovando-a.

António Conceição rompe obstáculos intransponíveis, vive a cada mural que pinta uma experiência única e bela. Ao contrário da vida, as suas pinturas, não passam rápido, aproveita cada lágrima e sorrisos das fotos que retrata como uma oportunidade preciosa de crescer. Por isso pinta com paixão!

Paulo Perdiz/MS

 

antonio conceicao - milenio stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER