FYIBlog

Falar sozinho

Já alguma vez deram por vocês a falar no meio da rua enquanto caminham? Ou no carro enquanto estão a conduzir para o emprego? E quando outros se apercebem que estão a falar sozinhos, ficam a olhar até que paremos, não é?

Falar sozinho-entretenimento-mileniostadium

Bem, se vocês eventualmente fazem parte desse grupo de pessoas que fala, de facto, alto e em bom som, consigo mesmo, não temam os outros, porque não estão a enlouquecer, pelo contrário, há até boas notícias!

De acordo com um estudo, falar sozinho indica um nível mais alto de inteligência. Este estudo aconteceu nas escolas do Reino Unido. Havia 28 participantes, cada um recebeu instruções para ler em voz alta ou em silêncio para si mesmo. Em seguida, os investigadores mediram o desempenho desses participantes durante o estudo. A conclusão indica que os participantes que liam as instruções em voz alta eram mais concentrados e apresentavam resultados mais eficientes.

Falar sozinho-entretenimento-mileniostadiumOs psicólogos descobriram que os benefícios de falar consigo mesmo podem vir de “simplesmente ouvir a si mesmo”. Os comandos auditivos parecem controlar melhor os comportamentos do que os escritos.

Por isso, é realmente benéfico se falarmos connosco próprios em voz alta. Por exemplo, mesmo antes de um exame, competição ou entrevista de emprego, é sempre bom falarmos algumas palavras de encorajamento! Segundo indica o estudo é muito útil, uma vez que melhora a nossa confiança.

Ou seja, vamos começar a normalizar esta coisa de conversar em voz alta connosco próprios – continuem (ou comecem!) a pensar e falar como se estivesse alguém a ouvir, porque na verdade está… A conversa consigo mesmo pode ser aquela que o deixará feliz no futuro ou o ajudará a tirar um A no exame ou ganhar o primeiro prémio numa competição.

Nem todos vão entender a conversa… Mas isso talvez seja porque você é mais inteligente do que os outros! Quem sabe…

FYI/Kika/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER