Temas de Capa

PCWOF – Celebrar os portugueses no Canadá

pcwof-03

 

Quem passa pela College Street junto ao cruzamento com a Crawford, sente de imediato parte da história da comunidade portuguesa residente no Canadá. O Walk of Fame, que distingue personalidades luso-canadianas, das mais variadas áreas profissionais, ergue-se ao nível dos olhos de quem por ali passa, numa clara e assumida exibição do orgulho pelo que a comunidade lusa representa neste país de acolhimento.

No ano em que se comemora o 70º aniversário da chegada dos primeiros imigrantes oficiais de Portugal ao Canadá, o Portuguese Canadian Walk of Fame vai passar a mostrar mais quatro personalidades luso-canadianas de destaque inquestionável – Ema Dantas, Jack Oliveira, José Carlos Teixeira e António de Sousa. A revelação das estrelas acontecerá no dia 13 de maio, o dia preciso da chegada do navio Saturnia ao cais Pier 21, em Halifax, há 70 anos. Este será um dos momentos altos do programa de celebrações dos 70 anos e não podia deixar de ser, pelo simbolismo que encerra e pela forma nobre como homenageia os que hoje ainda percorrem os caminhos desbravados pelos primeiros a chegar.

Vince Nigro, membro da direção do PCWOF, teve oportunidade de partilhar connosco alguns dos momentos mais significativos do programa deste ano e ainda de nos explicar como o Passeio da Fama da comunidade portuguesa pode contribuir para não só perpetuar a homenagem a portugueses de mérito, mas também estimular o orgulho em ser português nas mais novas gerações de lusodescendentes.

VINCE NIGRO - MILENIO STADIUMMilénio Stadium: Com o PCWOF, todos os anos têm sido distinguidos portugueses que se destacam (ou destacaram) pela sua atividade profissional ou pelo seu envolvimento comunitário. De certo modo, podemos dizer que cada estrela colocada naquele mural é também uma homenagem e um agradecimento aos que chegaram um dia a este país e abriram caminhos que permitiram tudo o que os inductees alcançaram?
Vince Nigro: Todos os inductees anteriores desempenharam um papel significativo no avanço da causa para todos os portugueses/canadianos no Canadá. Temos orgulho em dizer que incluímos pessoas de todos os estratos sociais que tiveram impacto nas nossas cidades e países. A estrela do PCWOF localizado na 722 College Street, é simbólica, é um pequeno gesto de agradecimento a estes pioneiros e ao seu impacto em muitas das nossas vidas. O PCWOF é apenas uma forma de manter vivas estas conquistas e de continuar a fazer avançar estas muitas conquistas.

MS: De que modo pode o PCWOF contribuir para estimular os mais jovens a seguirem as pisadas de alguns dos que já foram reconhecidos?
VN: O PCWOF é também simbólico para manter vivas as muitas conquistas dentro das comunidades portuguesas no Canadá. Isto é muito mais importante para os jovens das nossas comunidades para os consciencializar de que muitas destas pessoas têm um passado português. Muitos dos nossos jovens não estão familiarizados com as muitas realizações daqueles que são mais velhos ou dos que já faleceram. Reconhecer isso é o primeiro passo para tornar os nossos jovens conscientes de que podem criar coisas ainda maiores, se se decidirem a fazê-lo.

MS: Como são escolhidos os inductees? Pode explicar-nos o processo?
VN: Todos os anos, o PCWOF estabelece um processo através do nosso website e aceitamos nomeados do público em geral. O comité do PCWOF aceitará estas candidaturas e, através de um processo totalmente transparente, selecionamos três candidatos e um para a categoria de builder que tenha falecido. Para nomear alguém no futuro, pode visitar o nosso website em www.PCWOF.com .

MS: Todos os anos a cerimónia de desfraldar das estrelas inclui momentos culturais associados. Pode revelar-nos algo mais sobre o programa deste ano?
VN: O programa deste ano terá lugar no sábado, 13 de maio de 2023, na 722 College Street. O que é especial neste ano é que estamos a combinar as festividades com o 70º aniversário da chegada primeiros imigrantes de Portugal a desembarcar no Canadá. Vamos também a inaugurar um monumento único, na parte norte da Praça Camoes, também neste dia. Guardian Angel de Paulo Neves será a grande estrela ao lado dos nossos mais recentes inductees.

MS: Também é conhecido o lado filantrópico do PCWOF que todos os anos tem atribuído apoios financeiros a várias instituições que desenvolvem um trabalho de apoio social relevante. Neste ano de 2023 haverá apenas um beneficiário – o Magellan. Porquê?
VN: O PCWOF contribui geralmente com fundos para instituições de caridade que são filiadas à nossa comunidade e nos últimos anos doámos a instituições como: Luso Canadian Charitable Society, Abrigo Centre, e The Famous People Players. Este ano, todas as nossas receitas serão destinadas ao Magellan Community Foundation. Sentimos que o Magellan, neste momento da sua história, precisa destes fundos para criar uma nova e vibrante casa de cuidados a longo prazo para a comunidade portuguesa mais idosa.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER