Temas de Capa

Espírito de Natal brilha na casa da família De Sario

DE SARIO  - natal - milenio stadium

 

A alguns metros de distância a intensidade das luzes já denuncia: chegamos à casa dos De Sario. Há 23 anos a residência da família virou ponto de visita para milhares de pessoas em Toronto. Na época do Natal um verdadeiro Festival de Luzes é montado na casa de número 165 da Benjamin Boake Trail, na região de North York. A decoração conta com diversos bonecos insufláveis das clássicas figuras natalinas, como Papai Noel, ursos de pelúcia gigantes, bonecos de neve, renas, e todos os tradicionais personagens da época festiva, além do tradicional Presépio com o menino Jesus, José e Maria, ladeados pelos Três Reis Magos e os animais.

Vendo o tamanho da infraestrutura que é montada, mais de 50 mil luzes LED e dezenas de insufláveis, fica até difícil acreditar que apenas o casal de moradores, Amatore e Pasqua De Sario, de 73 e 67 anos respectivamente, são os responsáveis por toda a decoração. “Assim que termina o Thanksgiving nós começamos nosso trabalho. Vamos fazendo pouco a pouco e conforme temos tempo e disposição. E nossa meta é sempre estarmos com tudo pronto para o início de dezembro, quando anunciamos a abertura da temporada de visitas”, conta Pasqua para nossa reportagem. Neste ano a inauguração aconteceu em 3 de dezembro e contou com pizza e chocolate quente fornecidos por amigos da causa.

Essa tradição começou no ano de 1999 e foi uma forma de unir a paixão pelo Natal com um agradecimento à assistência prestada pelo hospital for Sick Children (SickKids) de Toronto. A filha deles, hoje adulta, realizou durante um período de 12 anos, tratamento na instituição para diabetes juvenil. “Foram anos de idas e vindas ao SickKids e nossa família sempre recebeu todo o apoio e contou com total dedicação dos profissionais, essa é a nossa forma de eternizar o nosso muito obrigada”, destaca Pasqua. Nenhum valor de ingresso é cobrado aos visitantes, mas pede-se uma doação monetária, de qualquer valor, que é totalmente revertida para o SickKids. Segundo a proprietária da casa, os valores arrecadados aumentam a cada ano. Em 2021 foram mais de 22 mil dólares e a expectativa é de ultrapassar esta marca este ano, apesar de todas as dificuldades financeiras que a maioria da população enfrenta. “Estamos numa época de muita crise, compreendemos isso, mesmo assim, as pessoas são generosas e aqueles que podem, doam e o fazem de coração, assim como nós”, diz ela.

 

DE SARIO  - natal - milenio stadium

 

Os visitantes parecem de fato entender a grandeza dessa ação e colaboram com o que podem. “Nós moramos aqui perto e todo ano vimos visitar. Nossos netos adoram e ficam todos animados tirando fotos e vendo todos os personagens de Natal. É um exercício de generosidade extraordinário por parte dessa família”, diz Mimo Giorgio, acompanhado da esposa Rosa e dos netos Gia, de 7 anos, e Marco, de 5.

O entusiasmo também era visível entre dois primos, de 2 e 6 anos, que não paravam de dançar e pular ao som das músicas natalinas entoadas pelos alto-falantes que cercam a casa, se divertindo enquanto também espantavam um pouco o frio daquele sábado à noite. As mães das crianças, duas irmãs, nos contam que essa era a primeira vez delas visitando a casa dos De Sario e que souberam da história através de uma reportagem online. “Achei que seria um ótimo passeio para fazermos com as crianças, e pela animação deles dá para ver que gostaram”. A filha dela, Eva, não pensou duas vezes quando questionada sobre o que mais tinha gostado: “Do urso de pelúcia que abraça”, apontou ela, correndo em direção ao boneco imitando um urso de pelúcia gigante para garantir a foto ao lado da mãe.

 

[metaslider id=”102568″]

 

E qualquer um que visita esse endereço, não importa a idade, fica impressionado e hipnotizado pelo show de luzes, decoração e dedicação que transformam uma casa em um verdadeiro país das maravilhas do inverno. O sentimento de satisfação é o responsável por fazer o casal De Sario manter essa tradição: “Há alguns anos que a gente pensa, é hora de parar, já não temos idade para esse trabalho todo…mas daí nos lembramos da alegria nos olhares das pessoas, das crianças, que nos visitam todos os anos, são cerca de cinco mil pessoas, e então decidimos seguir. Enquanto tivermos saúde para tanto vamos manter essa tradição. É algo que nos faz muito bem”, concluiu Pasqua.

Texto e Fotos: Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER