Temas de Capa

Danny Rocha

Danny Rocha

 

“Vemos uma geração jovem a querer ajudar a gerir ou mesmo a dirigir as associações. À medida que continuamos a envolver-nos com as associações/clubes, aprendemos uns com os outros e, com isso, melhoramos. Quando a nossa comunidade está junta, é como quando éramos miúdos na garagem ou nas praias com muitas das nossas famílias.”Danny Rocha, 36 anos

 

Clube a que estás associado
Portuguese Ball Hockey Association (PBHA)

Fim de semana típico nos teus 20/30 anos
Um fim de semana típico consiste em trabalhar num turno de sábado (horas extraordinárias), sair para jantar e beber um copo, limpar a casa e jantar ao domingo com a família.
A maioria dos rapazes joga às sextas-feiras à noite ou aos sábados e domingos nas ligas da sua base.

Quantos Clubes/Associações portugueses conheces?
Sabemos que existem vários clubes portugueses, mas ultimamente temos vindo a associar-nos à Associação Cultural do Minho de Toronto.

Valor global dos Clubes/Organizações portugueses? Positivo/Negativo? Porquê?
Orgulhamo-nos de ser uma associação entre outros estabelecimentos portugueses, saber que há mais clubes traz entusiasmo ao nosso programa. Isto é bom para todos nós.

Interessam-te? O que levou a envolveres-te?
Estamos ansiosos por estabelecer relações com outros clubes e associações.
A nossa experiência até agora com a Associação Cultural do Minho Toronto tem sido ótima, o que nos fez querer fazer crescer a PBHA. Estamos a tentar chegar a todos os jogadores portugueses para reunir o melhor grupo de jogadores para representar Portugal.

Que atividades/programas sabes que existem?
Conhecemos o desfile do Dia de Portugal organizado pela ACAPO (Aliança Dos Clubes E Associações Portuguesas Do Ontario), participámos no desfile de 2023 e foi ótimo ver a comunidade a aplaudir-nos enquanto interagíamos com a multidão.

O que é que gostarias de ver?
Gostaríamos que a PBHA chegasse a todos os potenciais jogadores portugueses em todo o mundo. Veja o programa de filiação com outros clubes e associações.

Que barreiras/obstáculos impedem os novos membros de participar na comunidade?
Acreditamos que alguns dos obstáculos à participação de novos membros são o conhecimento dos eventos e do que estes oferecem. Os eventos podem ser dirigidos a todos, de todas as idades.

Sentes que é difícil a integração na comunidade? Porquê?
Não é difícil de integrar, as pessoas ouvem e fazem perguntas, por vezes misturam o hóquei em bola com o hóquei em patins ou o hóquei no gelo.

É possível assistir a uma mudança na comunidade? Será que se vai extinguir? Transformar-se? Que perspetivas tens?
Vemos uma geração jovem a querer ajudar a gerir ou mesmo a dirigir as associações. À medida que continuamos a envolver-nos com as associações/clubes, aprendemos uns com os outros e, com isso, melhoramos.
Quando a nossa comunidade está junta, é como quando éramos miúdos na garagem ou nas praias com muitas das nossas famílias. É a mesma sensação que temos quando organizamos e participamos em eventos.

O que poderia fazer com que te sentisses mais ligado à comunidade e a Portugal?
Ter uma organização ou contacto que possa envolver os luso-canadianos com os portugueses emigrados e o povo de Portugal, talvez um jornal integrado.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER