Temas de Capa

Ajuda da comunidade internacional salva milhares de vidas

embaixada turquia siria - milenio stadium

 

O avanço das mortes tornou esse terremoto o pior e mais mortal dos últimos 80 anos – superando outro tremor em território turco em 1999, que teve 17 mil mortos. Esse é o sétimo abalo sísmico mais mortal do mundo. Uma tragédia ainda sem dimensão do estrago, desespero, angústia e número de vítimas cada vez maior. A rápida ajuda da comunidade internacional no envio de suprimentos médicos, equipes de resgate e hospitais de campo foi essencial para salvar vidas.

Em entrevista ao jornal Milénio Stadium, a Embaixada da República da Turquia no Canadá disse que “tem havido uma forte resposta internacional ao desastre. A partir desta semana, mais de 9000 profissionais de busca, resgate e ajuda de 80 países estão trabalhando no terreno. A equipe Burnaby USAR de Vancouver, Canadá, estava entre estas equipes SAR”.

A Embaixada da Turquia disse que a União Europeia anunciou apoio através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, “incluindo equipes de resposta, itens de abrigo e especialistas. O Presidente turco, Tayyip Erdogan, recebeu um telefonema da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para assumir os esforços de socorro. O Comissário de Gestão de Crise encarregado da Proteção Civil e Ajuda Humanitária Européia, Sr. Janez Lenarcic, visitou a Gaziantep”.

Quanto à ajuda concedida pelo Governo do Canadá foi enviada uma doação de $10 milhões em assistência humanitária para as regiões atingidas pelo terremoto na Turquia e na Síria. “O valor é para apoiar serviços médicos de emergência, fornecer abrigo, alimentos e outros itens essenciais”, explicou a Embaixada ao Milénio. “Há um estreito contato e coordenação entre a Turquia e o Canadá. Para discutir as necessidades urgentes, os representantes do governo turco, ministro das Relações Exteriores Çavuşoğlu e o ministro da Defesa Nacional Akar, realizaram ligações telefônicas com seus homólogos, a ministra Mélanie Joly e a ministra Anita Anand, respectivamente” disse a Embaixada.

Pensando em formas da sociedade civil ajudar nessa tragédia, o Milénio perguntou de que maneiras os canadianos podem colaborar. Em resposta, a Embaixada disse que: “As doações podem ser feitas através das contas bancárias abertas pela Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD), Crescente Vermelho Turco, Fundação Türkiye Diyanet (TDV), Cruz Vermelha Canadiana e ACNUR Canadá”.

Nesta comunicação direta com lideranças dessa catástrofe no sul da Turquia, eles explicaram ao Milénio as melhores formas de ajuda. “Para doações em espécie, considerando as duras condições de inverno, os itens prioritários são barracas de inverno, acampamentos e esteiras a serem usadas em barracas, containers, sacos de dormir, cobertores e aquecedores. Os banheiros portáteis e as cabines de chuveiro também são urgentemente necessários. Nossa Embaixada e Consulados Gerais em Montreal, Toronto e Vancouver coordenam a coleta e o transporte das doações em espécie”.

Na quinta-feira (16), uma semana após o terremoto, o número de mortes passa de 36 mil e feridos são mais de 108 mil apenas na Turquia. Na Síria as vítimas fatais dessa tragedia chegam a 6 mil.

Com dados da agência de gestão de emergências e desastres da Turquia (AFAD), mais de 216 mil pessoas foram retiradas das províncias mais afetadas pelos tremores. A região afetada pelos sismos, de magnitude 7,8 e 7,5, estende-se por mais de 100 mil quilómetros quadrados e abriga cerca de 14 milhões de pessoas.
A Cônsul honorária da Síria, Sawsan A. Habbal, da província de British Columbia, em contato com o Milénio confirmou que “a Crescente Vermelha (Cruz Vermelha na Síria) está ajudando e distribuindo ajuda para as áreas afetadas no país”.

Maiane Nogueira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER