Portugal

Mais de 90 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

26iky6muypop

 

Mais de 90 mil eleitores já se inscreveram para votar antecipadamente em mobilidade em 3 de março nas eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).

“O número de inscritos para o voto antecipado em mobilidade para as eleições legislativas de 2024 totaliza 93.602 eleitores recenseados no território nacional, até às 12 horas desta segunda-feira”, adiantou o MAI em comunicado.

Os eleitores recenseados no território nacional podem inscrever-se até quinta-feira para votar em mobilidade no próximo domingo, uma semana antes das eleições legislativas, agendadas para 10 de março.

Nesta modalidade, os eleitores inscrevem-se num local de voto à sua escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt, ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Caso o eleitor se tenha inscrito para votar em mobilidade mas não consiga exercer esse direito na data prevista, 03 de março, poderá votar no dia das eleições legislativas, 10 de março, na assembleia ou secção de voto na qual se encontra recenseado.

Instituída com a entrada em vigor da Lei Orgânica n.º 3/218, por ocasião da eleição de deputados portugueses ao Parlamento Europeu em 2019, a modalidade de voto antecipado em mobilidade foi escolhida por 285.848 nas eleições legislativas de 2022.

Nas eleições europeias de 2019, votaram em mobilidade 13.455 eleitores, número que aumentou para 50.638 nas legislativas do mesmo ano, e para 197.903 nas presidenciais de 2021, realizadas durante a pandemia de covid-19.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER