Portugal

Investigação em Portugal recebe mais de sete milhões de euros

lsunwab0c72z

 

Quatro projetos de investigação, que serão desenvolvidos em Portugal, constam da lista dos selecionados no concurso Starting Grants 2023, segundo anunciou, esta terça-feira, o Conselho Europeu de Investigação. No total, estes quatro projetos contam com um financiamento de 7,7 milhões de euros.

São 400 os projetos que foram selecionados no concurso Starting Grants 2023. Entre estes, estão quatro projetos de investigação que serão desenvolvidos em Portugal que contam com um financiamento de 7,7 milhões de euros, sendo que o valor atribuído a cada um deles oscila entre 1,5 milhões e 2,5 milhões de euros.

O projeto “Conventional Dendritic Cells – Ecology, Diversity, and Function” de Carlos Minutti, da Fundação Champalimaud, está ligado ao desenvolvimento de células associadas ao início das respostas imunes a agentes patogénicos e tumores. Já o projeto da investigadora Inês Pereira, da Universidade de Coimbra, intitulado de “FINGERprinting cold subduction and Plate Tectonics using key minerals”, prende-se com a temática da evolução da tectónica de placas.

Giulia Ghedini e Ilana Gabanyi são duas investigadoras do Instituto Gulbenkian de Ciência, estando, cada uma, a desenvolver investigações que visam avaliar “como as respostas metabólicas a competidores afetam a coexistência e dinâmicas comunitárias no fitoplâncton marinho” e decifrar a comunicação direta de sinais da microbiota intestinal para os neurónios, respetivamente.

Três projetos de portugueses no estrangeiro

Além destes, foram ainda selecionados três projetos liderados por portugueses que irão desenvolver as investigações no estrangeiro e que terão um financiamento de 4,5 milhões de euros.

Os três projetos pertencem a Fernando Santos, da Universidade de Amsterdão (Responsible Link-Recommendations in Dynamic Environments), a Diana Pinheiro, do Instituto de Investigação de Patologia Molecular em Viena e doutorada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (“Coupling morphogen dynamics with mechanics in the control of form and pattern) e a Ana Gomes, da Universidade de Montpellier e com percurso académico ligado à Universidade de Lisboa, (Cell cycle progression in malaria parasites).

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER