Portugal

Férias da Páscoa: onde ir e o que fazer em certas partes em Portugal

A Páscoa costuma ser aquela altura do ano em que apetece mesmo sair da cidade e conhecer novos lugares e partilhar novas experiências com amigos e familiares. A Semana Santa, que começa já no feriado de Sexta-Feira Santa no dia 29 de março, é por isso, a desculpa ideal para ligares o GPS e ires à procura de novas coisas para fazer, explorar atividades que nem sempre encontras na tua área de residência.

Vai à procura de aldeias e vilas, prova outras gastronomias e tenta viver tudo o que Portugal tem para oferecer. Este é o objetivo deste nosso guia, o qual sugerimos que leves na tua bagagem para estas férias da Páscoa. Vamos a isso:

  • Óbidos

Esta viagem começa em Óbidos, uma das vilas medievais do país, já considerada uma das mais bonitas e românticas em toda a Europa. Há muitas razões para passares por Óbidos nestas férias da Páscoa. Primeiro que tudo porque fica a menos de uma hora de Lisboa, e depois porque é lá que vais encontrar uma das melhores ginjinhas do país, além das especialidades lisboetas, claro!

  • Nazaré

Alguns quilómetros mais a Norte tens a Nazaré, famosa pelas suas ondas gigantes, mas que por alturas da Semana Santa organiza uma série de atividades típicas desta vila piscatória. Na Nazaré, é ainda obrigatório provares a Caldeirada à Nazarena da Ti Carolina no restaurante Aleluia ou uma Mariscada no restaurante Casalinho, sempre com o melhor peixe e mariscos frescos.

  • Fátima

E, porque estamos na Semana Santa, é quase obrigatório passar por Fátima na altura da Páscoa. Afinal, esta localidade é a capital religiosa do país. E em Fátima não há que enganar: deves visitar o Santuário, o maior local de peregrinação de Portugal, e o célebre Museu da Cera, onde além do famoso cenário dos Três Pastorinhos e do Milagre de Fátima, vais poder encontrar cerca de 120 figuras em cera,que contam a história religiosa desta região, do país e do próprio mundo.

  • Porto de Mós

Antes de regressares a Lisboa, e já que estás perto de Fátima, dá um saltinho até Porto de Mós, onde existem dois lugares que adoramos: o castelo de Porto de Mós e as Grutas de Mira de Aire, que ficam ambos a pouco mais de uma hora de Lisboa. O Castelo de Porto de Mós é, simplesmente, lindo e bastante distinto dos castelos que estamos mais habituados a ver no país.

  • Lisboa

Por falar em sítios religiosos na cidade, além das igrejas mais bonitas da capital, tens mesmo de visitar as igrejas mais inovadoras na capital: são lindas e diferentes do que estás habituado a ver. Para começar, se estiveres à procura de um brunch e, ao mesmo tempo, de um sítio onde fazer algumas compras, o JAC Brunch & Concept Store, noPríncipe Real,é a nossa sugestão nesta Páscoa.

Mas se tiveres optado por uma férias da Páscoa mais românticas, a dois, a nossa sugestão é, claramente, este passeio pelo Tejo ao pôr do sol, com direito a um DJ e com passagens pela Praça do Comércio, Cais do Sodré, Cristo Rei, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, MAAT e regresso à Estação Fluvial Sul e Sueste.

  • Viana do Castelo

Se estás à procura de um destino para as férias de Páscoa com praia, mas repleto de tradição, então podes sempre ir até Viana do Castelo. Naturalmente, esta não é a melhor época do ano para “tostar ao sol”. Contudo, um passeio à beira-mar sabe sempre bem. Além disso, a paisagem é digna de muitas fotografias. Pois, situada na foz do Rio Lima, entre mar e montanhas, Viana do Castelo é um verdadeiro regalo para os olhos. Para apreciar ainda melhor a vista, sugerimos uma visita ao Santuário de Santa Luzia, um ponto de paragem obrigatório. Caso decidas realmente passar pela cidade minhota na Semana Santa, tens ainda à tua espera uma programação especial, com tradições pascais locais, compassos e produtos gastronómicos típicos. Afinal, não te esqueças, no Minho come-se muito e bem!

Aveiro, Portugal view. Bright Painted Gondolas at canal
  • Aveiro

Agora, é tempo de seguirmos até Aveiro. A chamada “Veneza Portuguesa” é famosa pelos seus canais e moliceiros, mas também pelos seus doces. Se ainda não provaste ovos moles, ou uma tripa (e sim, é um doce tradicional e não um prato para te encher ao almoço ou jantar), então chegou a altura de o fazeres.

Além de nos encher a barriga, Aveiro é uma cidade que fica bem em qualquer fotografia.Nestas férias da Páscoa aproveita e explora lugares envolventes, como a Costa da Nova. Já agora, se decidires ir até Aveiro, aproveita ainda para fazeres uma paragem em Ovar,onde vais encontrar o melhor pão-de-ló do País (pelo menos é o que nós achamos).

  • Caça aos ovos de Páscoa

Este ano há muitos espaços em Lisboa, e nos arredores da cidade, a oferecer este tipo de atividade de caça aos ovos da Páscoa… que tanto diverte crianças como adultos. Os mais divertidos ficam aqui:

Adega José de Sousa

Localizada em Reguengos de Monsaraz, a Adega José de Sousa volta a abrir portas para uma Páscoa em família. O programa inclui uma caça aos ovos para os mais novos, uma prova de vinhos para os pais e de sumos para as crianças, acompanhada de produtos regionais e tradicionais da quadra festiva. De 23 a 31 de março, por adulto: 15 euros; por criança (3 a 17 anos): 10 euros; e por Família (2 adultos + 2 crianças): 45 euros (desconto de 10%

MS/Lisboasecreta

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER