Augusto Bandeira

Tudo tem um limite!

 

O necessário será o essencial, o abuso do uso é muito prejudicial. Cuidado com as pequenas caixas que hoje se veem nas mãos de 99% das pessoas.

Todos notamos que, com o passar do tempo, cada vez mais se usa o telefone celular e, cada vez mais se veem crianças com esses brinquedos nas mãos. As coisas bem pensadas e com o que se ouve nas aberturas dos telejornais, cada vez mais há pessoas com depressões entre outras doenças. Essas coisas não aparecem ao acaso ou será que se lhe pode chamar doença? Na minha opinião, o uso frequente de telefones celulares é causador de muitos desses problemas e até dá origem a muitos conflitos em família. Posso estar errado e, desculpem a minha opinião, mas ultimamente o uso com muita frequência dos telefones celulares tem-se tornado cada vez mais comum. Essa pequena tecnologia tem coisas boas e coisas más, na minha opinião oferece uma série de benefícios, mas também apresenta alguns pontos muito negativos que todos nós devemos de respeitar e também merecem ser considerados.

Entre alguns dos pontos positivos do uso frequente dos celulares está a facilidade de comunicação. Acho que hoje para muitos de nós, que estamos habituados ao uso, será um desastre abdicar dele, até porque parte da comunicação é através das redes sociais e de mensagens instantâneas, além disso, os smartphones permitem um acesso muito rápido à informação. É uma forma de se tirarem dúvidas e até mesmo realizar transações financeiras, de forma prática e segura, que nem sempre se devem fazer.

Para certas idades, há outro benefício do uso dos telefones celulares que é a possibilidade de entretenimento, como o acesso a jogos, filmes, músicas etc. Tudo isso contribui para o relaxamento e o lazer, e proporciona momentos de diversão e descontração.

Mas há o negativo, que se deve ter em atenção, porque o uso frequente dos celulares também apresenta muitos pontos negativos. Um dos mais perigosos na minha opinião é a dependência excessiva da tecnologia, que pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, além de muitos problemas dos quais foquei acima, também é causador de danos à visão e dores musculares, estes devido à postura inadequada que se tem com o excesso do uso.

Mas, para mim, um dos mais graves e muito se tem vindo a notar, é que o uso frequente dos celulares gera uma redução do tempo de interação social, face a face, olhar nos olhos, ouvir atentamente os outros e, mais uma vez, posso estar errado, mas prejudica a qualidade dos relacionamentos interpessoais. Além disso, o uso excessivo desses pequenos dispositivos eletrónicos pode prejudicar a concentração e a produtividade, principalmente no ambiente de trabalho e estudos.

Resumindo a minha opinião, o uso frequente dos telefones celulares apresenta uma série de pontos positivos e negativos, cabe a cada um dos utilizadores avaliar e equilibrar o tempo de uso desses novos companheiros que cada um tem. Que todos tirem o máximo proveito da tecnologia, sem prejudicar a qualidade de vida dos próprios, nem dos outros.

Se ainda não jogou um joguito, se ainda não consultou as redes socias, vá aproveite, mas seja moderado.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER