Augusto Bandeira

Corrupção – uma das principais causas do atraso no desenvolvimento

Corrupção - uma das principais causas-portugal-mileniostadium
Créditos: DR

Podemos esperar anos para alguém a combater. Arrumar com os corruptos, nunca vai acontecer porque a corrupção passa de uns para outros.

Só não sabe ou vê quem não quer, há cada vez mais corrupção. Já existe em meios pequenos onde os garotos recém-chegados usam o poder para benefício próprio. O mais chato é que muita gente sabe, mas cala-se. Assim nunca se vai a lado nenhum.

Segundo estudos estima-se que a corrupção anda perto dos 8-10% do Produto Interno Bruto, quer isto dizer que em Portugal há desvios na ordem dos 20 mil milhões de euros. Isto dava para tirar muito cidadão da miséria. Como todos sabemos cada vez há mais, alguém tentou colocar ordem na casa e arrumar com alguns, mas foi colocado fora da porta, e essa pessoa estava a fazer um excelente trabalho e a colocar tudo a nu, mas ao mesmo tempo colocava entidades de nome em perigo e esses mesmos deram-lhe um pontapé e rua. Sim houve um 25 de Abril que, na altura, foi das melhores coisas que poderia ter acontecido a Portugal, mas ao mesmo tempo criou-se uma mão cheia de bandidos que estão a passar a vergonha para as novas gerações. Nunca um político devia ter direito a estar mais que dois mandatos no poder, por várias razões que não vamos voltar a falar do mesmo, mas uma delas é que depois de conhecerem os cantos da casa começam a trabalhar a favor deles e dos amigos. Compram, vendem, etc.. O povo, na sua maioria, até sabe, mas como somos um povo demasiado conformista deixamos andar, o que é muito mau para a democracia. O homem de abril que já nos deixou, acabou por dizer que se soubesse que ia acontecer o que nos rodeia nunca teria feito nada. Muito cidadão concorda, mas na esperança de virem a usufruir um dia do mesmo calam-se e outros não abrem a boca com medo dos poderosos. Assim vamos continuar e com a possibilidade de piorar no aumento dos corruptos. Se sabe de algo anormal denuncie seja quem for, não tenha medo.

Parece que poucos se incomodam com os conflitos de Interesses, isto ocorre quando um ser humano é confrontado com a escolha entre os deveres e exigências da posição que detém na entidade para a qual trabalha ou do cargo publico que detém, mas a culpa é de quem o coloca lá. Se repararmos os cargos públicos são sempre ocupados pelos amigos de quem está no poder, poucos vão a concurso público. Na maioria das vezes nem têm qualificações para exercer tal cargo, mas como o zé povinho é quem paga eles ajudam-se uns aos outros. Por exemplo, nestas últimas eleições autárquicas muitos presidentes de Câmara foram obrigados a sair, mas antes da saída adjudicaram  muitas obras. Sempre que há eleições prometem-se mundos e fundos e o povinho acredita no Pai Natal. Muitos desses como mais nada sabem fazer, ou pouco mais, vão assumir cargos de liderança em certas empresas a quem eles próprios adjudicaram certos projetos.

A maioria das pessoas sabe que é ilegal por motivos de conflito de interesses, mas toda a gente se cala, isto leva à corrupção e assim vamos vivendo. Agora questionem-se, o que fazer perante tudo isto? Muitos dizem que o melhor é juntarem-se a eles e tentar arrecadar algum porque parece que Portugal é um país muito rico, depois de publicados os valores envolvidos em corrupção podemo-nos considerar um país rico. Até se abrem as portas a quem desviou milhões, uma justiça que já não tem por onde se lhe pegue, depois perguntam: onde anda o Rendeiro? Esteja onde estiver deve estar a rir-se de todos os portugueses, mais da justiça porque todos sabiam que ele tinha as portas abertas e deixaram andar até ele sair. Neste momento a justiça portuguesa está, como se diz em bom português, a chuchar no dedo. Coisa mais brilhante não podia acontecer.

Um pobre se não pagar uns cêntimos ou com falta de dinheiro retirar de uma loja uma peça de fruta para comer, vai a julgamento e é penalizado por uma questão de tostões. Por isso para a próxima retirem, para não dizer roubem, milhões que assim têm perdão, dificilmente serão julgados. Como em tudo – os que mais roubam mais apreciados são.

A nação precisa de todos a falar a mesma língua e meter tudo a nu, denunciar os que usam o poder. Quem sabe e cala, consente e é tão bom como os que cometem o erro.

Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER